Obras das casas da CDHU atingem 50% de conclusão até o final do mês

 Obras das casas da CDHU atingem 50% de conclusão até o final do mês

Foto: André Monteiro e Nivaldo Jr.

Digiqole Ad

A Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Habitação de Interesse Social, realizou uma visita técnica na quarta-feira, 18, à obra em que são construídas 31 casas no Bairro São Francisco 2, fruto de parceria entre a CDHU e a Prefeitura, que doou a área. Os imóveis são destinados a 31 famílias que vivem em situação de risco e que já foram selecionadas pela pasta, três deles são adaptados para pessoas com deficiência.

Célia Rodrigues, secretária municipal de Habitação de Interesse Social, conferiu de perto o avanço da obra, iniciada há seis meses, em 18 de julho, e demonstrou felicidade com a qualidade do material e a estrutura das casas. “Esse projeto, que vai transformar a realidade de 31 famílias, é mais uma amostra do cuidado que essa gestão tem com pessoas, dessa vontade da gestão municipal de que as famílias cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível. É a realização de um sonho de quem vai morar e do município”, afirmou.

A secretária ressaltou que não é algo simples. “É a regularização de moradias diante de uma situação que se persistia há décadas. Estamos falando de uma favela que vai deixar de existir porque as pessoas vão passar a ter uma casa nova, com a dignidade que elas merecem”, destacou Célia.

Obra avançando

O teto sob o qual as famílias vão viver já está em fase de finalização. O mestre de obras André Batista explica que a equipe está construindo o telhado das últimas três casas e que até o fim desta quinta-feira, 19, essa etapa deve estar finalizada em todas as casas. Ele explica que, em seguida, a equipe vai avançar na fase de reboco. “A programação é no próximo dia primeiro já começar os pisos das casas”, contou.

O engenheiro Emael Paixão, proprietário da empresa Prisma, prestadora de serviço responsável pela construção das casas, informou que a obra chega aos 50% neste mês. “Março e abril já deve avançar para a parte de acabamento, com azulejo, louças sanitárias, parte elétrica, pinturas”, destacou.

A obra segue o cronograma previsto, com o intuito de que as casas sejam entregues em maio. “Já estou aproveitando essa visita para pensar na logística para inaugurar”, observou a secretária, atenta ao espaço em que será feito calçamento, onde será colocado grama. Célia também elogiou a prestadora de serviço por estar constantemente acessível para dar as informações necessárias. “Vemos que a empresa tem o cuidado com a pessoa que vai morar”, ressaltou.

Casas Adaptadas

Levando-se em conta que em três famílias que vão morar nas casas há pessoas que requerem condições especiais, três dos imóveis serão entregues adaptados para pessoas com deficiência.

Além disso, as casas são em padrão universal, que permite ampliação sem interferência na estrutura, e é todo adaptável. “Se no futuro houver necessidade em alguma outra família, o projeto já dá condições para colocar barras, inverter portas e tornar acessível”, informou Emael.

Investimento

A construção das 31 casas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) tem investimento de R$ 3.856.124,29. A construção das casas é realizada em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Barretos, que doou o terreno.

Outras visitas técnicas à obra devem ocorrer nas próximas etapas. Além de Célia e Emael, estiveram presente na visita de quarta-feira, 18, o vereador Gabriel Uchida e Luiza Rossi Desani, chefe de gabinete da Habitação.

Digiqole Ad

Guilherme Aparecido

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!