Com nova onda de frio, Barretos ampliou trabalho de acolhimento de moradores de rua

 Com nova onda de frio, Barretos ampliou trabalho de acolhimento de moradores de rua
Digiqole Ad

A chegada da onda de frio nesta semana, fez com que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano intensificasse as ações voltadas à população em situação de rua.
Além da continuidade dos trabalhos quanto a orientação e cuidados para evitar a contaminação pelo vírus da Covid-19, a equipe de abordagem está ofertando o acolhimento na Casa de Passagem, além de agasalhos, cobertores, calçados, máscaras, álcool em gel. Disponibiliza ainda apoio psicossocial, refeições, banho e encaminhamentos para tratamentos necessários, assim como consultas médicas, entre outras diversas medidas.
De acordo com a assistente social Ana Maria Rios “aos munícipes de Barretos que estão em situação de rua é ofertado através do CREAS, atendimento e acompanhamento contínuo, assim como serviços socioassistenciais e busca ativa da família com o objetivo de reconstrução do vínculo familiar.” – informou.

Casa de Passagem
A Casa de Passagem Madre Tereza de Calcutá tem capacidade para atender até 50 pessoas. Até terça-feira (27), a média de atendidos não ultrapassava 30 pessoas, porém, durante a manhã desta gelada quarta-feira (28), mais seis novas pessoas foram acolhidas. Segundo a assistente social e coordenadora da Casa de Passagem, Denise Cristina Marcolina, “a chegada do frio fez com que muitas pessoas que eram resistentes, procurassem abrigo na entidade.” – ressaltou.
A Casa localizada no bairro Jockey Clube, oferece às pessoas em situação de rua acolhimento em dormitórios e cinco alimentações diárias. O serviço é ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ ou sobrevivência. A Casa conta com recepção, cozinha, refeitório, banheiros com chuveiro, vestiários, lavanderia, salas de atendimento coletivo e individualizado, sala atividades pedagógica e horta. As pessoas acolhidas recebem kit de higiene pessoal e alimentação. Já equipe profissional do espaço é composta por uma coordenadora, assistente social, psicóloga, cinco monitores, cozinheira , serviços gerais e voluntários.

Vacina
Na última semana, uma ação entre as Secretarias de Saúde e Assistência Social, imunizou os moradores de rua contra a Covid-19. A vacinação ocorreu dia 23 de julho na Igreja do Bom Jesus e no Terminal Rodoviário. O imunizante foi a Janssen (dose única) devido à dificuldade do retorno para uma segunda dose.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!