Casa André Luiz em destaque: solidariedade, resiliência e chamado à comunidade

 Casa André Luiz em destaque: solidariedade, resiliência e chamado à comunidade

Kátia Cunha Dornelles é a presidente da Casa André Luiz.

Digiqole Ad

Pedagoga e presidente da Casa André Luiz, Kátia Cunha Dornelles, foi entrevistada no programa “Café com Prosa”, com Raphael Dutra na Rádio Jornal, 88.7 FM. Durante a entrevista, Kátia compartilhou a história e o funcionamento da Casa, uma instituição de que atua em Barretos, desde 1969.

História da casa
Fundada em 1969 por dona Lazinha e seus irmãos, a Casa André Luiz inicialmente servia como uma casa transitória. Com o passar dos anos e algumas reformulações, evoluiu para uma instituição de saúde integral. Atualmente, a Casa é reconhecida pelo SUS e pelo Ministério da Saúde como um Hospital Dia, oferecendo uma gama completa de serviços médicos e de suporte. Ao ser questionada sobre a natureza da instituição, ela elucidou que, embora fundada sob os princípios do Espiritismo, a casa não é espírita.

Total de pacientes
Um aspecto notável da Casa André Luiz é sua abrangência etária. Kátia destacou que a instituição atende desde recém-nascidos até idosos, abraçando uma variedade de faixas etárias. Com cerca de 110 pacientes, divididos entre os programas do SUS e do SUAS, a Casa tem um papel importante na comunidade.

Momentos marcantes da casa
Ao refletir sobre momentos marcantes, Kátia compartilhou dois episódios que testemunharam a resiliência e a solidariedade da Casa André Luiz. Há 20 anos, um incêndio devastou uma ala da instituição, resultando em óbitos de pacientes. No entanto, graças ao apoio de Henrique Prata e outros, a Casa se reergueu.

Outro desafio, foi recentemente, durante a pandemia de COVID-19. A instituição enfrentou desafios, com quase os pacientes sendo afetados pela doença, somando o falecimento de 14 pacientes uma funcionária. Ela também revelou, que nesta época, a instituição chegou na estaca zero financeiramente.

Corpo clínico da casa
Com um corpo clínico composto por 105 colaboradores, além de instalações como lavanderia e cozinha industrial, a Casa André Luiz está preparada para enfrentar os desafios que surgirem.

Como ajudar?
Kátia aproveitou a oportunidade para fazer um apelo à comunidade por apoio. Desde doações de alimentos e roupas até contribuições financeiras, toda forma de ajuda é bem-vinda. A instituição também oferece oportunidades para voluntariado, especialmente aos sábados pela manhã, quando os interessados podem auxiliar na fabricação de fraldas para os pacientes.

Para aqueles que desejam fazer parte desta causa, a Casa está localizada na Avenida 47, entre as ruas 8 e 10, em Barretos. Para mais informações sobre como ajudar, entre em contato pelo telefone (17) 3322-8330.

Digiqole Ad

Guilherme Aparecido

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!