Projeto ‘Transcender’ revoluciona o atendimento médico em Barretos, oferecendo suporte para pacientes transgêneros

 Projeto ‘Transcender’ revoluciona o atendimento médico em Barretos, oferecendo suporte para pacientes transgêneros

Kathya Pitaro é enfermeira e líder de hotelaria em hospital.

Digiqole Ad

O projeto “Transcender” vem revolucionando o atendimento médico em Barretos, oferecendo atendimento para todos os pacientes transgêneros. De acordo com Kathya Pitaro na época da transição dela não tinha este tipo de acompanhamentos e acolhimento. “Eu vi diversas pessoas que estavam passando pelo processo transição, indo para as grandes capitais, injetarem óleo de avião no corpo e colocar silicone industrial, o que é extremamente prejudicial para a saúde.”

A transexual Kathya Pitaro, enfermeira e coordenadora de hotelaria do Hospital de Amor, foi entrevistada no programa “Café com prosa”, com Raphael Dutra, pela Rádio Jornal 88.7. Durante a entrevista, Kathya compartilhou sua inspiradora jornada pessoal e profissional, incluindo sua transição de gênero e seu papel vital na criação do projeto “Transcender.”

Kathya revelou que sua carreira no campo da hotelaria começou de maneira inesperada, quando, em 2007, ela ingressou na Santa Casa como auxiliar de hotelaria. No entanto, com o passar do tempo, ela foi transferida para o setor de cozinha, e após um período, ela aceitou o desafio de cobrir a licença maternidade da coordenadora de hotelaria da época. Desde então, ela continua a desempenhar esse papel de liderança no Hospital de Amor. “Foi algo meio inesperado, pois eu entrei apenas para cobrir uma licença maternidade e assim eu fiquei. Após um período, eu fui convidada a assumir o cargo e então continuo no cargo até os dias atuais.” – destaca.

Se apaixonando cada dia que passa pela profissão, Kathya conta que em 2016, ela tomou a decisão de cursar enfermagem, argumentando que a profissão e a hotelaria estão intrinsecamente ligadas. “A hotelaria pode ser dividida em duas categorias: a hotelaria de turismo e a hotelaria hospitalar. Eu decidi cursar enfermagem, porque essa área tem ligação com a hotelaria. Ela explica que alguns serviços, fazem parte da hotelaria, como lavanderia e limpeza, e entre outros.

Transição de gênero
Além de seu sucesso profissional, Kathya compartilhou detalhes de sua jornada de transição de gênero. Ela admitiu ter enfrentado desafios no início, mas agora, graças à conquista de seu espaço na sociedade, ela não mais sofre preconceito. Com sua determinação, ela se tornou uma mentora e orientadora para pessoas que passam pela mesma jornada de transição de gênero.
“No começo eu sofri bastante. Não é fácil, mas eu sempre tive o apoio da minha família e amigos. Atualmente eu não sofro tanto preconceito. Acredito que atualmente, após eu conquistar meu espaço na sociedade, eu não sofro mais preconceitos.” – explica ela.

Projeto Transcender
Kathya também discutiu o projeto “Transcender”, uma iniciativa que oferece suporte e atendimento médico especializado para pacientes transgêneros. Ela elogiou o projeto e revelou que, durante sua própria transição, não tinha acesso a esse tipo de acompanhamento e acolhimento.

“O projeto Transcender me traz brilho nos olhos, pois as pessoas podem ter um acompanhamento e ter com quem contar, algo que na época não tinha. O projeto que foi uma iniciativa minha e da médica Amblessa Mara, oferece atendimento todas as terças-feiras, das 17h às 21h, na Unidade do Cecapinha, no bairro Nogueira. O projeto está disponível para atender todos os pacientes transgêneros e se dedica a aliviar todos os desconfortos que esses pacientes possam sentir em sua jornada de transição.” – finaliza Kathya.

Ouça o programa
Apresentado por Raphael Dutra, o programa “Café com prosa” vai ao ar toda segunda-feira às 17h00 na Rádio Jornal.

Digiqole Ad

Igor Sorente

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!