Reduzimos em 100% os pensamentos suicidas de pessoas transgêneros, afirma médica

 Reduzimos em 100% os pensamentos suicidas de pessoas transgêneros, afirma médica

Amblessa Mara Marques é médica de saúde da família.

Digiqole Ad

“Para uma pessoa transgênera da cidade de Barretos ter um atendimento, levava em média cinco anos. Ela seria atendida por um determinado médico em Barretos, depois iria ser encaminhada para o HC de São José do Rio Preto.” Essa é a explicação da médica de saúde da família e médica do projeto “Transcender”, Amblessa Mara Marques.

O projeto ‘Transcender” visa oferecer atendimento exclusivo aos pacientes transgêneros na cidade de Barretos. Amblessa participou do programa “Café com prosa”, com Raphael Dutra na Rádio Jornal 88,7.

Durante a entrevista, Amblessa conta que se formou em medicina na capital paulista, mas escolheu voltar à sua cidade natal para realizar sua residência médica. Atualmente, ela desempenha um papel importante como médica de família na Unidade de Saúde da Família Dr. Wilson Hayek Saihg, popularmente conhecida como “USF do Cecapinha”, no bairro Nogueira.

A médica da família descreve com paixão seu papel, que abrange desde o nascimento até o fim da vida de seus pacientes. Ela conta, que se encarrega do cuidado desde o parto, acompanhando o crescimento das crianças, atendendo às necessidades de saúde das mães, realizando o pré-natal, e proporcionando assistência aos idosos, entre outras responsabilidades. A especialidade do médico de família é cuidar das famílias como um todo, atendendo tanto os filhos quanto os pais.

Projeto Transcender
Durante sua participação, Amblessa revelou um projeto que tem impactado positivamente a comunidade local. O projeto, intitulado “Transcender”, que visa oferecer atendimento exclusivo aos pacientes transgêneros. Ela explicou que a motivação para iniciar esse projeto surgiu a partir da procura de um paciente transgênero que buscava acompanhamento para tratamento hormonal.

A médica ressaltou que, embora na cidade de São José de Rio Preto já existisse um atendimento especializado para pacientes transgêneros, os moradores de Barretos enfrentavam uma espera de cinco longos anos para obter o mesmo serviço. Determinada a mudar essa realidade, Amblessa embarcou em uma jornada de pesquisa e aprendizado, culminando na criação do atendimento exclusivo em Barretos. “A iniciativa do projeto, ‘Transcender’, nasceu juntamente com a Kathya Pitaro. Eu me lembro quando fui procurada por um paciente transgénero, para um acompanhamento para hormônios. Naquele momento, eu me senti mal por não conseguir ajudar, por não saber como o ajudar. Então eu fui procurar saber mais sobre a causa, viajei para estudar e saber como eu poderia ajudar e foi assim que nasceu o projeto ‘Transcender'”.

Atualmente, o projeto “Transcender” oferece atendimento todas as terças-feiras, das 17h às 21h, na Unidade do Cecapinha, localizada na Alameda Ministro Lindolfo Collor, nº 167, no bairro Nogueira. Amblessa enfatizou que está disponível para atender todos os pacientes transgêneros durante o horário de funcionamento e se dedica a aliviar todos os desconfortos que esses pacientes possam sentir.

Um dado impressionante compartilhado pela médica da família, é que o projeto “Transcender” na Unidade Básica de Saúde de Barretos registrou uma redução de 100% nos pensamentos suicidas entre os pacientes transgêneros que receberam acompanhamento.

Ouça o programa

O programa “Café com prosa” vai ao ar toda segunda-feira ao vivo na Rádio Jornal 88,7 FM.

Digiqole Ad

Igor Sorente

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!