Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Japonês pede revitalização da primeira lagoa do Parque Ecológico Enéas Carneiro

 Japonês pede revitalização da primeira lagoa do Parque Ecológico Enéas Carneiro

O vereador Sérgio da Silva Tobace, conhecido como Japonês das Caçambas (PRD), apresentou a solicitação com pedidos de informações sobre a situação da primeira lagoa do Parque Ecológico Enéas Carneiro.

O documento solicita que o prefeito e os secretários municipais de Zeladoria e de Meio Ambiente informem se existe viabilidade para executar uma revitalização no local. A proposta inclui a limpeza da lagoa e do canal, a recuperação do gramado e a instalação de uma estrutura de apoio aos visitantes, com bebedouros e banheiros.

O vereador também quer saber qual seria o prazo para realizar os serviços, caso a Prefeitura considere a intervenção possível. Se o município não puder executar as melhorias, o requerimento pede que o Executivo apresente os motivos que impedem a obra.

Segundo a justificativa, moradores procuraram o vereador para relatar as condições da primeira lagoa. Eles apontaram o acúmulo de sedimentos, o assoreamento do canal — quando terra e outros materiais reduzem a passagem da água —, o crescimento de vegetação considerada indesejada e problemas relacionados à qualidade da água.

O texto afirma que essa situação afeta a aparência do parque e pode comprometer o equilíbrio ambiental da área. Também dificulta o uso do espaço por pessoas que procuram o local para caminhar, praticar atividades físicas ou passar o tempo com a família.

O documento cita ainda as condições precárias do gramado em diferentes pontos do parque e a falta de itens básicos para quem permanece no local. Bebedouros de água potável e banheiros públicos atenderiam especialmente famílias com crianças, idosos e frequentadores que praticam exercícios.

O Parque Ecológico Enéas Carneiro reúne lagoas e áreas destinadas ao lazer e à convivência. Na avaliação apresentada no requerimento, a manutenção da primeira lagoa envolve questões ambientais, segurança, mobilidade e conservação de um espaço público utilizado pelos moradores de Barretos.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!