Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Protestos contra a PEC da Blindagem reúnem manifestantes em Barretos e em várias capitais do país

 Protestos contra a PEC da Blindagem reúnem manifestantes em Barretos e em várias capitais do país

Manifestantes se reúnem na Região dos Lagos. (Foto: Rafael Franco)

Manifestantes foram às ruas no domingo (21) em diferentes cidades brasileiras para protestar contra a chamada PEC da Blindagem e contra a possibilidade de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os atos aconteceram em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, além de municípios do interior, incluindo Barretos.

Em São Paulo, o Monitor do Debate Político do CEBRAP e a ONG More in Common estimaram a presença de 42,4 mil pessoas na Avenida Paulista. Já no Rio de Janeiro, o protesto ganhou tom cultural, com shows de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan em um trio elétrico que atraiu cerca de 41,8 mil pessoas na orla de Copacabana.

Os protestos ocorreram após a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da PEC da Blindagem — também chamada de PEC das Prerrogativas — que altera a Constituição para estabelecer que parlamentares só poderão ser processados criminalmente no Supremo Tribunal Federal (STF) com autorização da Câmara ou do Senado. O texto também prevê prazo de 90 dias para análise dos pedidos, estende foro especial a presidentes de partidos e torna secreta a votação sobre prisões em flagrante de deputados e senadores. A proposta ainda depende de análise no Senado.

Outro ponto que motivou as manifestações foi a discussão sobre anistia a Bolsonaro e a outros condenados por crimes contra a democracia. Enquanto aliados do ex-presidente defendem um perdão amplo, que permitiria sua participação nas eleições de 2026, setores da oposição rejeitam a medida.

Ato em Barretos

Na região dos lagos, em Barretos, o protesto reuniu entre 80 e 100 pessoas no fim da tarde de domingo, em frente à pista de skate. Representantes de movimentos sociais participaram do ato, que contou com discursos e manifestações contrárias à proposta.

Para Maria Elisa Aquino, integrante da organização local, a mobilização teve impacto. “O evento foi bom, teve força e adesão de vários movimentos sociais. A PEC foi rejeitada no Senado na quarta-feira e isso mostra a potência dos atos, realizados no Brasil todo e na cidade. Pela ampla participação que tivemos e o resultado positivo, mostramos que dá para a esquerda trabalhar construções não só para o ano que vem, mas também que essa mobilização veio para disputar ideias.”

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!