Discussões acaloradas sobre aumento de subsídios mobilizam vereadores em Barretos
Ex-ministro da previdência faz palestra em Barretos
O ex-ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, participa no dia 28 de setembro às 19h00 no auditório do IFSP (Instituto Federal São Paulo) no bairro Christiano Carvalho de palestra com o tema “reforma da previdência” com entrada livre.
Gabas concorda com a necessidade de atualização das regras da Previdência Social, mas critica a proposta do governo Michel Temer na forma e no conteúdo. “Na forma, porque mandam um pacote de maldades sem discutir com a sociedade.” – afirma, referindo-se à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, encaminhada ao Congresso, onde já teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça.
E no conteúdo porque não existe um “descontrole” de despesa. “O que há é uma queda brutal de arrecadação. Você não pode, por um problema de arrecadação, tirar direitos.” – destaca. Gabas observa que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional divulgou ano passado um relatório destacando R$ 1,8 trilhão em dívidas a serem cobradas. “Mais de dois terços do conjunto de benefícios, cerca de 34 milhões, é de um salário mínimo.” – observa. Assim, o governo elabora medidas que, na visão de Gabas, contempla o ponto de vista econômico, com matriz na Fazenda (que, conta, sempre pressionou por reformas), prejudicando trabalhadores de menor renda.