Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Batalha do Garrafão define representantes de Barretos para etapa regional de MCs

 Batalha do Garrafão define representantes de Barretos para etapa regional de MCs

Você já imaginou uma disputa em que o principal objetivo é vencer o adversário usando apenas a inteligência, a criatividade e a velocidade do pensamento? É assim que funciona uma batalha de rima, competição da cultura Hip Hop em que dois MCs se enfrentam criando versos na hora, sem depender de textos previamente escritos.

As batalhas de MCs fazem parte da cultura Hip Hop, movimento que se desenvolveu nos Estados Unidos a partir da década de 1970 e, ao longo das décadas, se espalhou por diferentes países, ganhando características próprias em cada região. No Brasil, praças e espaços públicos se tornaram importantes pontos de encontro para artistas e comunidades ligadas ao movimento.

Em Barretos, essa cultura vem sendo construída há anos. As batalhas de rima acontecem na cidade desde 2017, com iniciativas como a Batalha do Primavera, responsável por encontros públicos e gratuitos. A Batalha do Garrafão também faz parte dessa história e realiza atividades pelo menos desde 2018, quando surgiu por iniciativa de GS MC e Gabriel Campos. Depois de retomar suas atividades regulares em 2023, o grupo passou a contar com MC GS e MC Diaz como os principais articuladores da organização.

Mais recentemente, em setembro deste ano, surgiu também a Batalha da Baixada Laguista, organizada por Feijão, Adiel Machado Freire, e Brisa, Fabrício M. Oliveira. A chegada de uma nova batalha amplia os espaços para que os MCs da cidade possam se encontrar, criar, competir e desenvolver seu trabalho.

Foi dentro desse cenário que, no último sábado (19), a Batalha do Garrafão realizou uma edição especial para definir os dois MCs que representarão Barretos na próxima etapa regional 016 do Circuito Paulista de Batalha de MCs (CPBMC).

Para participar do circuito, a Batalha do Garrafão se inscreveu no CPBMC, entidade responsável pela organização da competição estadual, e realizou uma seletiva específica para escolher os representantes da cidade na Regional 016. Atuaram como jurados dessa edição MC Diaz, Alexandre Vito Silva, e Babu, Guilherme da Silva Muniz.

Depois de enfrentar os adversários nas batalhas, LCJ, nome artístico de João Lucas Moraes, e Guizinm, nome artístico de Guilherme Batista Barbosa, conquistaram as vagas e agora carregam o nome de Barretos para a próxima etapa.

A classificação representa não apenas uma conquista pessoal para os dois MCs, mas também o resultado de uma cena que vem crescendo e criando novos espaços para a cultura Hip Hop na cidade. Para quem acompanha as batalhas, cada encontro é uma oportunidade de mostrar talento, criatividade e a capacidade de transformar pensamento em rima em poucos segundos.

Agora, LCJ e Guizinm seguem para Ribeirão Preto, onde encontrarão MCs classificados em diferentes batalhas municipais na disputa pela próxima fase do circuito.

No fim, mais do que uma competição, as batalhas de rima mostram que Barretos também produz cultura Hip Hop. A cada verso improvisado, novos artistas ganham espaço, novos públicos se aproximam e a cidade passa a reconhecer talentos que muitas vezes já estavam ali, esperando apenas um microfone para serem ouvidos.

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!