Valiosos e bem cotados, touros são recebidos como estrelas na Festa do Peão de Barretos
Festa do Peão de Barretos abre edição histórica de 70 anos com mais de 130 shows e rodeio internacional

Tradição sertaneja, música e competições marcam a programação entre 21 e 31 de agosto. (Foto: Alisson Demétrio)

A 70ª Festa do Peão de Barretos começou nesta quinta-feira (21), inaugurando uma edição especial em comemoração às sete décadas de história do evento. Até 31 de agosto, o Parque do Peão será palco de montarias, provas equestres, manifestações culturais e mais de 130 shows musicais, consolidando-se como a maior celebração sertaneja do país. Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinicius e Guilherme & Santiago abriram oficialmente a programação de shows.
Música para todos os públicos
A maratona musical conta com apresentações em cinco palcos principais — Estádio, Amanhecer, Camping, Raízes e Culturando — além do Barretão Elétrico e das atrações da tradicional Queima do Alho.
Entre os destaques, a embaixadora da Festa, Ana Castela, terá duas apresentações, incluindo a gravação de um DVD. O espetáculo “Barretão 70Tão” reunirá Edson & Hudson, Rionegro & Solimões e César Menotti & Fabiano. Outro momento esperado será a turnê de despedida da dupla Jorge & Mateus.
O público ainda poderá assistir a artistas como Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Maiara & Maraisa, Zé Neto & Cristiano, Bruno & Marrone, Murilo Huff, Nattan, Leonardo, entre outros. Também está prevista a apresentação beneficente do padre Frei Gilson (25/08).
O Palco Camping terá programação exclusiva para hóspedes, com mais de 40 atrações. Já o Barretão Elétrico promete agitar a madrugada com shows de Xanddy (22/08), Banda Eva (23/08), Jammil (29/08) e Michel Teló (30/08). O Palco Raízes destacará a música sertaneja de raiz, enquanto o Culturando reunirá mais de 2 mil artistas em 150 apresentações culturais.
Estrutura e inovação
Para esta edição, o Parque do Peão recebeu cenografia especial. O Palco Arena, instalado no Estádio de Rodeios, possui 80 metros de largura e 24 de altura, enquanto o Palco Amanhecer chega a 80 metros por 17. A cenografia inclui 1.300 m² de painéis de LED, 3.200 barras de ferro, 2.200 metros de tecido e 2.000 metros de iluminação neon.
Novidades como o Palco 360° e o Jumbotron suspenso reforçam a imponência visual da festa.
Rodeio e competições esportivas
Na arena, cerca de 3,5 mil competidores participam das provas e montarias. A Festa distribuirá R$ 1,5 milhão em prêmios em nove modalidades, incluindo Bareback, Sela Americana, Cutiano, Três Tambores e Team Roping.
O Rodeio Internacional terá premiação de R$ 385 mil e contará com as finais da PBR Brazil (Professional Bull Riders), da Liga Nacional de Rodeio (LNR) e da Supercopa do Campeonato Barretos de Três Tambores.
Tradições preservadas
A cultura sertaneja segue valorizada no Concurso da Queima do Alho, que acontece em 24 de agosto, com animação da dupla Lourenço & Lourival. A seletiva para a edição de 2026 ocorrerá no dia 31.
“São 70 anos de tradição, cultura sertaneja e paixão pelo rodeio, aliados a uma programação moderna e grandiosa. Nossa expectativa é receber um público vibrante, que viva intensamente cada detalhe”, afirmou o presidente de Os Independentes, Jeronimo Luiz Muzeti, associação organizadora do evento.
