Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Pesquisa do UNIFEB avalia atletas das categorias de base do futebol

 Pesquisa do UNIFEB avalia atletas das categorias de base do futebol

Os atletas passam por avaliações físicas, testes de aptidão e análises motoras para reunir informações que auxiliem no planejamento dos treinamentos.

Uma pesquisa de iniciação científica do UNIFEB acompanha atletas das categorias Sub-11, Sub-12, Sub-13 e Sub-14 para analisar características físicas, de aptidão e habilidades motoras dos jovens jogadores.

A iniciativa reúne três projetos integrados, coordenados pelo professor Tadeu Cardoso de Almeida, coordenador do curso de Educação Física. Participam os alunos pesquisadores Gabriel Caramori, Gabriel de Almeida e Rafael Saloio, com colaboração da professora Cintia Rodrigues. A comissão técnica também conta com o professor Lucas (Vô).

As avaliações analisam medidas como peso, estatura, percentual de gordura e massa muscular. Os atletas também realizam testes de flexibilidade, força, potência, agilidade, velocidade e resistência cardiorrespiratória, além de avaliações de habilidades motoras relacionadas ao futebol.

Segundo o UNIFEB, os resultados são utilizados para auxiliar a comissão técnica no planejamento dos treinamentos, considerando as características individuais dos atletas. A proposta também permite que os estudantes envolvidos na pesquisa apliquem conhecimentos da graduação em uma situação prática relacionada ao esporte.

De acordo com o professor Tadeu, o acompanhamento desde as categorias de base permite observar o desenvolvimento dos atletas durante o processo de formação.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!