Entidade centenária com foco em crianças e adolescentes se mantém só com recursos de campanhas

 Entidade centenária com foco em crianças e adolescentes se mantém só com recursos de campanhas

Maria Bernadete Meneghello é a presidente do Educandário Sagrados Corações.

Digiqole Ad

“O Educandário Sagrado Corações é uma entidade centenária de Barretos. Já são 107 anos de existência e foi criada para abrigar crianças e adolescentes abandonadas.” A explicação é da freira Maria Bernadete Meneghello que é presidente da entidade. Explica que em 2017 atendia pelo menos 200 crianças, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação em contraturno escolar e sempre foi o foco nas crianças e adolescentes.

“Atualmente, não temos nenhuma parceria com a Prefeitura, então o que a entidade atende, ela mesma busca os seus recursos próprios para as manutenções. Em 2018 nós assumimos um projeto mais diferenciado, que foi trabalhar com a família. Nós trabalhamos a evolução dessa família, a conscientização, a importância dessa família sair do estado de pobreza e de miséria e também se promover, para que as crianças possam ser também bem assistidas é preciso ter um trabalho em conjunto com a família.” – explica a freira.

A vida religiosa
Durante sua participação no programa “Café com prosa” na Rádio Jornal, a freira contou sua vida para o apresentador Raphael Dutra. “Em 1982 eu ingressei na Congregação Franciscana da Penitência, o motivo de eu ter ingressado foi porque eu quis trabalhar com os pobres, ouvindo o evangelho onde Jesus diz “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados aqueles que promovem a paz”, então acredito que foi por esse motivo que eu comecei a buscar a vida religiosa.” – conta.

Consagrada há 37 anos, Maria Bernadete passou por várias cidades do Estado de São Paulo e Paraná. Morou na Alemanha por mais de dois anos. Depois de deixar uma missão que tinha como coordenadora da congregação entre o Brasil e a Bolívia, veio para Barretos. “Eu sou assistente social de formação e está muito vinculada essa questão das pessoas necessitadas, dos pobres e onde eu estou e onde eu passei, sempre procuro transformar a realidade, para melhor.” – relata.

A freira Maria Bernadete se diz apaixonada pelo meio-ambiente, por isso no Educandário tem vários projetos na área da sustentabilidade, proteção e prevenção Eu gosto muito de trabalhar com família, crianças e adolescentes.” – destaca.

Digiqole Ad

Igor Sorente

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!