Trazendo a Itália para Barretos: bastidores e tradições da Festa Italiana

 Trazendo a Itália para Barretos: bastidores e tradições da Festa Italiana

Padre Costante Gualdi é o vigário do Santuário de Nossa Senhora do Rosário.

Digiqole Ad

Em uma participação especial no programa “Café com Prosa”, na Rádio Jornal, 88.7 FM, o padre Costante Gualdi e o secretário do Santuário de Nossa Senhora do Rosário, Cláudio Piccart Junior, falaram sobre os bastidores da tradicional Festa Italiana e os desafios enfrentados pela paróquia.

Padre Costante Gualdi, de nacionalidade italiana e residente no Brasil há mais de 49 anos, compartilhou sua jornada pastoral, destacando seus 30 anos de serviço no Maranhão e sua atual residência em Barretos, onde exerce o papel de padre do Santuário de Nossa Senhora do Rosário. Ao lado dele, Cláudio Piccart Junior, atua como secretário da paróquia há cinco anos, lidando com diversas demandas e organização de eventos como a Festa Italiana.

A Festa Italiana
A Festa Italiana do Santuário Nossa Senhora do Rosário, segundo o padre Costante, tornou-se um marco não apenas para a comunidade da paróquia, mas para toda a cidade de Barretos. Ele ressaltou a importância do evento como um momento de celebração e acolhimento, destacando as tradições italianas que são mantidas com carinho pelos membros da comunidade.

O padre enfatizou a colaboração voluntária de muitas pessoas na preparação da festa, revelando números impressionantes de alimentos que são preparados manualmente, como macarrão, nhoque, focaccias e lasanhas, todos elaborados com o apoio solidário da comunidade. Ele também mencionou a generosidade de empresas e indivíduos que contribuem com doações, como as caixas de tomates recebidas para o molho, muçarela e outros.

Desafios financeiros
Sobre os desafios financeiros enfrentados pela paróquia, Cláudio Piccart Junior compartilhou que, embora as doações sejam constantes, é necessário buscar patrocínios para viabilizar a realização da Festa Italiana para consequentemente, manter as atividades ao longo do ano. Ele ressaltou a importância da generosidade das empresas e pessoas em apoiar as iniciativas da igreja.

Por outro lado, o padre Costante, explicou que os lucros obtidos com a festa contribuem significativamente para a manutenção da paróquia durante todo o ano, uma vez que nem todos os fiéis são assíduos com suas contribuições regulares dos dízimos.

As atrações da festa
Quanto às atrações da Festa Italiana, o padre destacou a tradicional dança das crianças e a presença de cantores que entoam músicas italianas, promovendo momentos de alegria e confraternização.

Quando e onde acontece a festa?
A Festa Italiana está programada para acontecer nesta sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5), a partir das 19h00, na Praça Padre Primo (Largo do Santuário Nossa Senhora do Rosário), oferecendo aos visitantes uma experiência única de cultura e gastronomia italiana.

Digiqole Ad

Guilherme Aparecido

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!