Judoca Karol Gimenes fica em 7º lugar no Campeonato Mundial de Judô
Mariele Squizato, do SEBRAE, critica ausência de educação empreendedora nas escolas
Em entrevista ao Programa Prosa com Dutra na Rádio Jornal 88.7 FM, a analista do SEBRAE, Mariele Squizato, fez uma crítica direta ao sistema educacional ao abordar a importância da formação empreendedora: “A gente não aprende a empreender na escola”. A fala ocorreu durante uma conversa sobre o movimento de inovação e o ecossistema de startups que o SEBRAE vem fomentando na região de Barretos.
Mariele pontuou que, embora muitos jovens tenham ideias criativas, falta uma base educacional que ensine como transformar essas ideias em negócios reais. “A gente não aprende a empreender na escola. Isso é uma dor muito grande que a gente tem”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
- “Rochão” sofre com abandono e falta de projetos; vereador retira convocação de secretário
- Rosário Nóris é homenageada por dedicação à causa animal e ações sociais em Barretos
- Opinião – Bebê Reborn: entre o realismo emocional e o debate social
Durante a entrevista, ela ressaltou que a maioria das inovações surge em ambientes de pesquisa e estudo, como faculdades e universidades. No entanto, ainda há um grande desafio para levar essa mentalidade para a educação básica. “A maioria das tecnologias nasce onde tem pesquisa. E onde tem pesquisa? Na universidade”, destacou.
Segundo Mariele, o SEBRAE vem buscando suprir essa lacuna com eventos como o Startup Day e outras iniciativas de capacitação voltadas especialmente para estudantes, jovens e pequenos empresários. Para ela, levar o empreendedorismo à juventude é essencial para fortalecer o ecossistema local de inovação.
A reflexão reforça a importância de políticas públicas e parcerias entre o setor educacional e entidades como o SEBRAE, que atuam diretamente na formação de novos empreendedores.