Prédio da ACIB passa a se chamar “Domingos Sávio Baston”

 Prédio da ACIB passa a se chamar “Domingos Sávio Baston”
Digiqole Ad

Em assembléia extraordinária da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barretos) foi aprovada a denominação do prédio que abriga a sede da entidade, no calçadão da Rua 20, nº 725, no Centro. O nome escolhido foi o do ex-presidente, ex-secretário municipal, advogado e empresário Domingos Sávio Sebastião de Freitas Baston.
Com longa atuação no comércio, tanto familiar como profissional, ocupou a presidência da ACIB nos mandatos 1988/1989, 1998/1999 e 2000/2001, além de outros cargos em praticamente todas as diretorias desde a década de 1980. “Para nós, é sempre motivo de orgulho homenagear àqueles que contribuíram para a história de 85 anos da entidade que defende o comércio de Barretos.” – afirmou a presidente Jackelyne Rossini.
Para o presidente do Sincomercio, Roberto Arutim, o homenageado foi praticamente um irmão. “As nossas famílias já eram amigas, pois ambas atuavam no comércio. Ficamos amigos e nos tornamos irmãos de várias jornadas profissionais.” – concluiu.
O homenageado é sempre lembrado pelas conquistas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, como a implantação do Sebrae, escritório regional de Barretos em meados dos anos de 1990. O empresário também atuou na política como secretário municipal nos mandatos dos ex-prefeitos Uebe Rezeck (1997/2004) e de Guilherme Ávila (2013 até seu falecimento em 11 de julho de 2017), além de ter atuado como assessor de Uebe Rezeck quando secretário municipal de políticas públicas e de inclusão da gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo (2006/2012).
Sávio Baston faleceu em julho de 2017 ocupando o cargo de secretário municipal de finanças e deixou a esposa Lígia e os filhos Luiz e Eduardo. A placa já foi instalada e o descerramento oficial contará com a presença de familiares do homenageado em data a ser agendada pela diretoria da ACIB.

Biografia
Segundo dos sete filhos do casal Ricieri Baston e Maria Abbadia de Freitas Baston, nascido em Barretos em 04 de julho de 1955, com família de origem italiana por parte de pai e mineira por parte de mãe, conviveu desde cedo com a música, os livros, a religiosidade, a mesa farta de amigos, de conversas e de princípios éticos que garantiram uma formação eclética e sólida.
O casal Ricieri Baston e Maria Abbadia, conhecidos e reconhecidos por sua atividade comercial no segmento de mobiliário na região – Lojas Ricieri Baston; por sua atuação artística na Rádio Barretos – PR J8; por sua participação ativa em entidades filantrópicas e por seu apoio a importantes organizações representativas como a ACIB, abriu e sinalizou importantes caminhos ao filho Domingos Sávio. Família rica em filhos, em princípios, em amor e em nomes próprios: Francisco de Assis, Domingos Sávio Sebastião, Regina Maria José, Cristóvão Geraldo Paulo, Alfeu Alexandre Brás, Ribas Antônio Tadeu, Isaque Fernando Claret.
Herança também dos pais, na lista infinita de amigos, de abrangência sem fronteiras, de colorida diversidade, encontramos um casal querido Henrique Arutim e Eliz Miziara Arutim, pais do fiel e sempre amigo e parceiro de tantas jornadas Roberto Arutim. Retomando o fio da meada, Domingos Sávio, de gênio bom e conciliador, amigo fiel, responsável, parceiro, querido pelos amigos e mestres, iniciou-se socialmente nas festas e quermesses na Praça Central e como membro da Cruzada da Igreja da Matriz, hoje Catedral.
Ao final do ginásio, com a frase “O lema de nossa Bandeira será realidade presente nesta sala” ganhou o primeiro lugar no concurso cívico estadual, afixada por um ano nas salas de todas escolas estaduais. Frequentou o Ginásio Vocacional, fez parte da Banda Musical “Os POPS”, usou cabelo comprido, calça boca de sino, estudou no “Estadão”, participou de política e seguiu para Ribeirão Preto, para graduação universitária, obtendo o título de bacharel em Direito com extensão em Direito Administrativo e Constitucional pela Faculdade de Direito Laudo de Camargo. Iniciou suas atividades profissionais em Ribeirão Preto como advogado entre 1977 e 1979.
À época, o Sr. Ricieri, por problemas de saúde, solicitou, ao filho formado, ajuda nos negócios da família para garantir a continuidade da formação universitária dos demais E assim foi. Uma família, um grupo, uma equipe trabalha com atitudes, engrenagens, posturas, coletivas, onde o bem de todos é responsabilidade de cada um. Onde juntos somos mais fortes, mais resistentes, mais ricos em idéias e ideais. Seu perfil conciliador, seus abrangentes conhecimentos, sua credibilidade ética, sua capacidade de agregar e resolver divergências abriram as 37 oportunidades de participação e atuação efetiva em cargos e funções de 1988 a 2016, em Conselhos, Comitês, Sindicatos, nas mais diversas áreas de interesse social e comunitário do município e região.
Neste período, por 11 anos, administrou com o pai a empresa Ricieri e Baston Ltda., ampliando de uma para 4 lojas, abriu a própria empresa Ornare Móveis e Decorações, de 1991 a 2014, e atuou como Secretário Municipal de Indústria Comércio e Agricultura do Município de Barretos de 2000 a 2004 e como Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barretos, de 2013 até hoje. Sua preocupação em ajudar a promover o desenvolvimento do município de Barretos e dos barretenses, sempre foi seu foco. Mas acima de tudo a ética, a responsabilidade, a legalidade, e a justiça social. Seu carisma, o carinho com que trata as pessoas, chama a atenção de quem está ao seu lado. Damos o braço a ceder. Fazemos parte do grupo de pessoas que admiramos sua retidão, sua ética, sua fidelidade aos princípios fundamentais, sua perseverança, coragem e respeito. Na bonança ou tempestade, na alegria ou tristeza, saúde ou doença, ele está lá.
Capaz de ouvir com serenidade, capaz de estender as mãos, capaz de achar uma alternativa ou saída, que nos ilumina, nos faz renascer. Nos intervalos, a paixão pela música aprimorou seus sentidos auditivos, concedendo a família e amigos o privilégio de ouvi-lo tocar piano. A paixão pelas letras, pelas línguas, pela etimologia, além de enriquecer seu discurso, facilitou suas andanças e conversas em espanhol, inglês, francês e italiano. Valeu o tempo vivido nos EUA, na França e na Espanha.
Entre as homenagens, títulos e certificados encontramos o “Premio de Integración Latino Americano”, em 2004, de Cidadão Benemérito de Barretos, em 2000, Gente que é Notícia em 1998, entre outros. “Quanto mais vivemos mais vida possuímos. Quanto mais amamos, mais capazes de amar somos.” Frase que tiramos da convivência com uma pessoa tão doce e tão fácil de amar. Verdadeiro barretense da gema, mas também de coração.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!