Barretos ganha Serviço de Inspeção Municipal

 Barretos ganha Serviço de Inspeção Municipal
Digiqole Ad

A Prefeitura de Barretos anunciou o início das atividades do SIM (Serviço de Inspeção Municipal). “O órgão nada mais é que a versão municipal do SIS (Serviço de Inspeção Estadual) e o SIF (Serviço de Inspeção Federal), que terá uma equipe com um médico veterinário, um agente de Inspeção Sanitária, uma agente administrativo, que atuará com suporte da VISA (Vigilância Sanitária).” – explicou o secretário municipal de saúde, durante reunião com o prefeito Guilherme Ávila, nesta quarta-feira (29) no gabinete do prefeito.

A fiscalização será feita exclusivamente em produtos de origem animal, com verificação da qualidade e procedência. O SIM está sendo implantado com base em lei municipal. “Os três órgãos fiscalizam a produção de origem animal como linguiças, mel e carnes, entre outros embutidos, além de ovos, etc. Qualquer produto sem certificação pelo SIM, SIF e SISP, são considerados clandestinos e automaticamente são apreendidos e inutilizados pela VISA.” – acrescentou Alexander.

O objetivo do SIM é garantir através de orientação e fiscalização, o cumprimento das normas sanitárias na elaboração de produtos de origem animal, com o objetivo de prevenir riscos sanitários ao consumidor e para que o produtor regularize e certifique sua produção agregando assim aos seus produtos e valores.

“Com a inspeção e fiscalização específica, evitaremos fraudes em alimentos e garantiremos o cumprimento dos regulamentos técnicos de identidade e qualidade dos produtos elaborados por produtores e indústrias alimentícias, garantindo assim ao consumidor mais qualidade e segurança para o consumo, evitando os riscos de ocasionar enfermidades transmitidas por alimentos contaminados.” – observa Alexander, destacando que trabalho tem como metodologia inicial a busca ativa, cadastro, divulgação, informação, educação e orientação; e final com inspeção, fiscalização e autuação.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra, que o trabalho da Vigilância Sanitária sempre constituiu em uma fiscalização voltada para área de saúde visando o licenciamento de estabelecimentos na prestação de serviços de interesse a saúde, seguindo normas, leis e decretos estabelecidos pelo Centro de Vigilância Sanitária Estadual, ANVISA e Ministério da Saúde, enquanto que o SIM segue normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em específico para fiscalização dos estabelecimentos que consistem na produção de origem animal.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!