Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa
Vereadora Mariângela Mussolini cria a campanha de conscientização sobre a Esclerose Múltipla
Por unanimidade, o Plenário da Câmara aprovou – nesta semana – o projeto de lei nº 31/2023, de autoria da vereadora Mariângela Ferraz Mussolini (MDB), que institui a campanha “Agosto Laranja, Mês de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla”.
Pela proposta, a campanha envolverá diversas ações educativas de conscientização, divulgação e tratamento da doença na cidade. A ideia é fazer com que não somente o Poder Público se envolva neste trabalho, mas também as empresas, escolas, faculdades e entidades do terceiro setor.
“A intenção é chamar a atenção para a enfermidade que, mesmo rara, atinge mais de 40 mil pessoas em todo o Brasil, e mais de 2 milhões em todo o mundo, e ainda assim é desconhecida por cerca de 80% da população”, alertou Mariângela Mussolini, na justificativa ao projeto.
A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica caracterizada pela inflamação da mielina, membrana que envolve os neurônios. A inflamação ocorre devido ao sistema imunológico que não reconhece a membrana como parte do organismo, destruindo-a, o que provoca uma condição potencialmente incapacitante do cérebro e da medula espinhal (sistema nervoso central), ou seja, dificulta a comunicação ideal entre o cérebro e o corpo.
Há tratamentos que auxiliam na qualidade de vida do paciente, mas, até o momento, não existe cura. O diagnóstico precoce é essencial.