Proerd forma mais 102 alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos
Meninas do projeto social Garotas Brilhantes são homenageadas na Câmara Municipal de Barretos
Em Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira (16/nov), a Câmara Municipal de Barretos, entregou os diplomas às meninas do projeto “Garotas Brilhantes”, voltado a jovens que se destacaram ao longo do ano em projeto social de Barretos ligado à ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais
Em 2022, as três jovens escolhidas para receber o diploma foram: Laizla da Cruz Santos (12 anos), Maria Aparecida Venâncio Batista (13 anos) e Mirella Ponciano Borges (12 anos), estudantes da Escola Municipal Prof. Giuseppe Carnímeo, no bairro Zequinha Amêndola (Barretos II).
A homenageada Laizla tem deficiência auditiva e recebeu a ajuda de duas intérpretes de Libras (Lingua Brasileira de Sinais) durante toda a Sessão Solene. A transmissão da TV Câmara Barretos também teve tradução simultânea em Libras com a ajuda das intérpretes da Secretaria Municipal de Educação, Flávia Helena Pires Fernandes e Cristiane Vidica.
A solenidade foi conduzida pelo Presidente da Comissão de Cultura e Assistência Social da Câmara, vereador Gabriel Uchida (UNIÃO) e contou ainda com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano da Prefeitura, Vitória de Lurdes Toledo Saretta de Oliveira (representando a Prefeita Paula Lemos); do Supervisor Geral do Ensino Fundamental, Danilo Pelegrini Felipe (representando a Secretária Municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos); do Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Gerson Gomes de Arruda ; da Coordenadora do CAAF -Centro Adventista de Apoio à Família de Barretos, Adriana Gonçalves Ferreira; da Assistente Social do Projeto Garotas Brilhantes, Silvana Cristina Pereira; do Diretor da Escola Municipal Prof. Giuseppe Carnímeo (local onde funciona o projeto Garotas Brilhantes); Paulo Cesar do Nascimento.
Também estiveram presentes a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cristiani Aparecida Ribeiro dos Santos; a Coordenadora do CRAM – Centro de Referência e Atendimento à Mulher, Fernanda Andrade Costa Nogueira; a Coordenadora Pedagógica, Minisa Nogueira Napolitano; a Assistente Administrativa da ADRA (Agência Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), Ana Paula Silva Moura; e o Presidente do Conselho da Juventude e Coordenador da Casa da Juventude, Victor Mateus Ferreira Santiago.
Familiares e amigos das homenageadas também compareceram à Câmara para prestigiar a homenagem.
SOBRE O DIPLOMA “GAROTA BRILHANTE”
O Diploma “Garota Brilhante” foi instituído pela Lei Municipal nº 5.694/2019, de autoria da ex-vereadora e atual Prefeita, Paula Lemos e tem como objetivo homenagear anualmente 03 (três) meninas que se destacaram no decorrer do ano nas atividades desenvolvidas pelo projeto “Garotas Brilhantes”, de Barretos.
O projeto “Garotas Brilhantes” é ligado à ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), reconhecida mundialmente pelo trabalho humanitário com propósito de arrecadar mantimentos, roupas e remédios para vítimas de guerras, desastres naturais ou situação de abandono social, além de acolher e fortalecer vínculos de meninas que estudam em escolas públicas para prevenir situações de vulnerabilidade.
Os nomes das indicadas são escolhidos pela Coordenadora do projeto e enviados à Câmara juntamente com a documentação exigida pela lei. A Mesa Diretora elabora Projeto de Decreto Legislativo, que passa pelas Comissões e posteriormente é levado ao Plenário para ser discutido e votado por todos os vereadores.
Este ano, as homenagens constam no Projeto de Decreto Legislativo nº 33/2022
HISTÓRICO DE HOMENAGEADAS (2019 a 2022)
2019 – Lorena Cândido Dezidério de Andrade (17 anos) , Laís Paulo dos Santos (17 anos) , Maria Eduarda Pereira da Cunha (15 anos) , estudante da E.E. Prof.ª Paulina Nunes de Moraes
2020 – Os diplomas foram entregues sem a realização de Sessão Solene devido à pandemia de Covid. Homenageadas: – Jéssica Prudenciano dos Santos (17 anos), Lorrane Cândido Dezidério de Andrade (15 anos) e Ana Sara Dias da Silva (17 anos), estudantes da E.E. Prof.ª Paulina Nunes de Moraes.
2021 – Glaia Braga Borges (11 anos) , Lorena da Silva Pinheiro (12 anos) e Yasmin Alves Bessa Rodrigues (13 anos), estudantes da E.E. Prof.ª Paulina Nunes de Moraes.
2022 – Laizla da Cruz Santos (12 anos), Maria Aparecida Venâncio Batista (13 anos) e Mirella Ponciano Borges (12 anos), estudantes da Escola Municipal Prof. Giuseppe Carnímeo.