Prevenção traria mais economia para o SUS, explica médico

 Prevenção traria mais economia para o SUS, explica médico

Jorge Rezeck é médico e trabalha na prevenção de doenças;

Digiqole Ad

“As doenças estão mais relacionadas aos estilos de vida das pessoas, do que a carga genética.” A afirmação é do médico Jorge Rezeck que atua na prevenção de doenças através da medicina integrativa. Contou durante o programa “Café com prosa” na Rádio Jornal que quando ingressou no esporte, os paradigmas foram mudando.

“Quando comecei a investir e a estudar a pós-graduação fui entender como realmente o estilo de vida impacta no desenvolvimento dessas doenças. Ao invés de tratar um paciente diabético, porque não tratar o paciente, para que ele não tenha diabetes? A mesma coisa com o paciente que é hipertenso, eu vou tratar para que ele não seja hipertenso para que essa pessoa não tenha o infarto.” – explica Jorge.

Questionado por Raphael Dutra se a prevenção de doenças junto ao paciente traria economia para o país, Jorge explicou que a economia acontece não só com o paciente, mas também para o SUS. “Seria muito mais barato prevenir um infarto, do que tratar o infartado por exemplo. Quanto mais a prevenção atua, menor é o índice dessas doenças relacionadas ao envelhecimento.” – disse.

O médico Jorge Rezeck ressalta que em países de primeiro mundo a saúde ou ela é totalmente privada ou parcialmente privada. “A gente não vê o tanto de números internações deficitárias ou por doenças tão agravantes em relação ao envelhecimento igual no Brasil.” – finaliza.

Digiqole Ad

Igor Sorente

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!