Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Mais de 400 testes foram realizados na campanha “Hepatite Zero”

 Mais de 400 testes foram realizados na campanha “Hepatite Zero”

Os frequentadores do Atacadão aproveitaram para fazer suas compras e também o teste para Hepatite C. O Rotary Club de Barretos, juntamente com a ABPH (Associação Brasileira de Portadores de Hepatites) e a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, entre os dias 24 e 27 de julho, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos.

Ao longo dos quatro dias foram realizados 480 testes, um deu positivo. O representante do Rotary, Lucas Mustafá, ressaltou a importância da campanha. “A Hepatite C tem cura, então quanto antes saber do resultado mais rápido e eficiente será o tratamento”. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 500 mil pessoas tem a doença e não sabem. Mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da hepatite C, seguido da hepatite B (21,8%). O SUS oferece tratamento para todos, independentemente do grau de lesão do fígado.

A hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos, quando o tratamento é seguido corretamente. A hepatite B tem tratamento e pode ser controlada, evitando a evolução para cirrose e câncer. Em crianças, a vacina da hepatite B é dada em quatro doses: ao nascer, 2, 4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância são três doses a depender da situação da vacina. É importante que todos que ainda não se vacinaram tomem as três doses que estão disponíveis em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde). 


A campanha é mundial

A “Hepatite Zero” é a maior campanha do mundo voltada para a doença, sendo realizada pelo Rotary simultaneamente em 50 países, de dois continentes – África e Américas. As testagens foram realizadas nos 26 Estados e também no Distrito Federal.

Fonte: Igor Sorente

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!