Campanha para diagnosticar o Tracoma tem início domingo

 Campanha para diagnosticar o Tracoma tem início domingo
Digiqole Ad

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve a partir deste domingo (17) campanha organizada pelo Ministério da Saúde para identificar e tratar o tracoma em crianças de um a nove anos de idade. O trabalho será realizado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica através de visita domiciliar.

A campanha acontece até o final do ano com realização de exames oculares nas crianças, preenchimento de questionário e se necessário já disponibilizará a medicação para as crianças diagnosticadas com a doença. O primeiro bairro a receber a visita dos agentes será o Derby Clube.

A doença
Causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, é conhecida como tracoma, com a maior parte das incidências sendo em crianças e ocorre inflamação nos olhos.

Quando diagnosticado, o tracoma possui fácil tratamento, mas necessita de cuidados. Em muitos casos, a doença pode não apresentar sintomas, mas algumas lesões provocam o atrito da pálpebra com a córnea, que prejudicam a visão.

É importante ficar atento aos olhos se estiverem vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando, com sensação de areia e intolerância à luz.

Sua transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos com tracoma de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches. Objetos contaminados, roupas de cama, lenços e toalhas também podem transmitir a bactéria.

Para evitar o contágio, a dica é incentivar e dar exemplo para crianças lavarem as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçarem os olhos, não usarem toalhas ou lenços de outras pessoas e até mesmo evitarem dormir na mesma cama com várias pessoas.

Os fatores de risco claramente associados à ocorrência do tracoma são as baixas condições socioeconômicas e ambientais. Saneamento básico, acesso à água potável e destinação adequada do lixo são medidas importantes para evitar a doença.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!