Mutirão para retificação de nome e gênero acontece em Barretos
Vereador cobra informações sobre participação de Barretos no Novo PAC
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Barretos, realizada na segunda-feira (24/03), o vereador Paulo Henrique Correa (PL) apresentou o Requerimento nº 635/2025, direcionado ao Executivo Municipal. O documento solicita uma série de informações sobre a possível participação da cidade no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), iniciativa do Governo Federal voltada a investimentos em áreas como habitação, saúde, educação, infraestrutura e lazer.
O parlamentar questiona se o município já se inscreveu no programa, desde quando, e quais investimentos foram solicitados. A solicitação inclui dados sobre eventuais projetos apresentados por Barretos em parceria com o programa Minha Casa Minha Vida, com foco na construção de moradias para famílias de baixa renda.
LEIA TAMBÉM:
- Redução no horário de projetos infantis em Barretos levanta questionamentos na Câmara Municipal
- Pita Fogo: 28/03/2025
- “Câncer com ascendente em virgem” e “Um filme Minecraft” são os destaques da semana no cinema
Além disso, o requerimento também pede esclarecimentos sobre a participação da cidade na segunda edição do Novo PAC Seleções, que permite a apresentação de projetos por municípios e estados. O vereador solicita a lista dos projetos cadastrados — se houver —, especialmente nas áreas de saúde, educação, infraestrutura urbana e qualidade de vida.
Caso o município não tenha se inscrito no programa, o documento requer informações sobre os motivos da ausência e se há previsão para solicitação de inclusão em breve. Outro ponto abordado é a existência de áreas disponíveis para a construção de novas unidades habitacionais, com pedido para que sejam encaminhadas suas localizações.
O parlamentar destaca, ainda, que o último conjunto de casas populares foi entregue em Barretos no ano de 2016, e que o município enfrenta um déficit habitacional significativo, especialmente entre famílias de baixa renda. O Novo PAC prevê investimento de R$ 49,2 bilhões em 2025 e, segundo o requerimento, pode representar uma oportunidade para atender a essa demanda social.