Jonas Mamede compartilha desafios da influência digital e estratégias
SAAE anuncia antecipação do funcionamento do novo poço profundo
O superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Sílvio de Brito Ávila, disse que o fornecimento de água em Barretos está trabalhando em sistema emergencial, em decorrência do problema em uma peça da bomba do poço profundo da Via das Comitivas. Ele anunciou que nos próximos dias entrará em funcionamento o novo poço profundo instalado na Rodovia Assis Chateaubriand.
O novo poço aguarda a ligação de rede elétrica por conta da CPFL. Segundo Brito, a concessionária de energia prometeu providenciar a ligação para o final da tarde desta terça-feira (14), o que permitirá o fornecimento de água para a rede da cidade na manhã de quarta-feira (15), resolvendo a maior parte do problema de falta de água na cidade.
A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa na tarde de segunda-feira (13). O diretor técnico do SAAE, Wilman Leone Filho, explicou que o problema ocorrido no poção da Via das Comitivas foi mais grave que o esperado. “Um defeito no sistema de canalização do poço não permitiu que colocássemos a bomba reserva que tínhamos a disposição em funcionamento e estamos aguardando a chegada de uma nova bomba reserva, menor, que se adeque às condições em que se encontra o poção, até que o equipamento do local seja definitivamente reparado. Por ser todo integrado, nosso sistema permite o deslocamento de fornecimento de outros reservatórios para áreas da cidade e estamos trabalhando nesse sistema alternativo de maneira emergencial.” Leone prosseguiu a explicação dizendo que a área que mais tem sofrido com falta de água nesse sistema é a região dos bairros San Diego, Jardim Planalto e Jardim Anastácio, informando que “ali tivemos que colocar caminhões pipa durante todo o dia e parte da noite, pois o consumo na cidade aumentou muito em decorrência do calor e não estamos conseguindo pressão na rede para que a água chegue naquela região.” – destaca.
O superintendente do SAAE ressaltou ainda que no último final de semana a situação foi agravada por dois problemas pontuais. “Tivemos uma pane elétrica por algumas horas no poço profundo do Zequinha Amêndola e problemas com um dos reservatórios instalados no UNIFEB, o que ocasionou falta de água em muitos bairros que não haviam sido afetados durante a semana com a quebra da bomba do poção da Via das Comitivas. Esses dois problemas já foram solucionados e a situação já está se normalizando nesses bairros.” – afirma.
Segundo dados fornecidos pelo SAAE, o consumo de água na cidade tem crescido muito nos últimos meses. Em fevereiro foi registrado aumento de 29,5% em relação a fevereiro do ano passado e de 45% em relação a janeiro deste ano. “Estamos em época de calor intenso e o consumo naturalmente aumenta nestes meses, mas sentimos também que neste ano a população vem deixando de lado as ações de economia de água que vinha adotando, o alto consumo faz com que os reservatórios trabalhem numa velocidade muito maior para conseguir armazenar água.” – frisa.
Brito destacou ainda que nos últimos anos foram realizados muitos investimentos na rede de água e esgoto da cidade. “Além da construção do novo poço profundo, foram mais de 17 quilômetros de adutoras em dois anos, expansão de 178.520,00 quilômetros de redes de água em quatro anos, modernização completa do sistema operacional da área comercial, substituição de 4 mil hidrômetros, entre outros investimentos. Barretos é hoje o terceiro município do Estado em investimentos do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).” – finaliza.