De prisão de ladrão a bem-estar em hospital: conheça as homenagens dos vereadores para população

 De prisão de ladrão a bem-estar em hospital: conheça as homenagens dos vereadores para população
Digiqole Ad

Para afagar potenciais eleitores, os vereadores de Barretos investiram nos últimos quatro anos nas moções de congratulações, instrumento legislativo que se destina a homenagear pessoas ou empresas por algum “feito louvável”. Até 31 de julho foram 57 pedidos protocolados na Câmara somente neste ano. Em 2019, foram 115 propostas durante o ano todo. Pelo sistema de pesquisas da Câmara dá para ver todos as propostas dos vereadores. Há, por exemplo, moções de congratulações para policiais militares pela prisão de um ladrão e a um hospital por garantir o bem-estar durante a pandemia. Os campeões nestes quatro anos são Aparecido Cipriano (PP) com 87 moções, seguido de Paulo Correa (PL) com 57, Paula Lemos (DEM) com 53 e Olímpio Naben, o “Euripinho (DEM) que fez 52 pedidos.


PREFEITO NA JUSTIÇA 1

Prefeito Guilherme Ávila (PSDB) ingressou com mandado de segurança contra o governo paulista para reclassificar a região de Barretos na fase amarela. Explica que entre os cinco indicadores, Barretos está em fase confortável em relação a taxa de ocupação de UTI e quanto a variação de novos casos. A fase laranja indica para novas internações e óbitos. 


PREFEITO NA JUSTIÇA 2

Em declaração ao jornal O Diário, o secretário municipal de negócios jurídicos, Rodrigo Domingos, afirmou que a ação quer mostrar a realidade de uma classificação injusta e que segundo ele, Barretos deveria estar na fase amarela. 


CUMPRIU A PROMESSA

A deliberação CIB nº 60, publicada no Diário Oficial do Estado, animou gestores e coordenadores do Hospital de Amor que apostavam no cumprimento de promessa de campanha do então candidato João Doria (PSDB). A comissão autorizou a liberação de recursos financeiros em parcela única de R$ 224,5 milhões para a Fundação Pio XII. 


SAQUE DO FGTS 

Uma emenda protocolada pelo deputado federal Geninho Zuliani (DEM/SP), à Medida Provisória 946, que permite ao trabalhador sacar até R$ 1.045,00 do FGTS, possibilitará às pessoas que tiveram redução salarial, por conta da pandemia, que efetuem saques mensais do fundo para complementação do salário.


TRABALHO DURO

Os pré-candidatos a prefeito tem trabalhado duro nas últimas semanas buscando fortalecimento para as majoritárias. Raphael Dutra (PSD) já anunciou apoio de PROS e Patriotas. Paula Lemos (DEM) se uniu ao MDB, PL e Cidadania. Luiz Tegami (PV) já tem fechado PDT e PSB. Elisa Coutinho (PRTB) conquistou PTC e PSC.


RENUNCIOU À CANDIDATURA

Paulo Soprano (PRTB), retirou sua pré-candidatura a prefeito neste final de semana. Disse que são vários os motivos, inclusive financeiros para a campanha. No entanto, cogitam que ele possa concorrer a uma cadeira de vereador. A desistência dele abriu espaço para a pré-candidata Elisa Coutinho.


MULHERES NA POLÍTICA

As mulheres estão mostrando seu empoderamento e lançaram seus nomes para ocupar a cadeira da prefeitura: Paula Lemos (DEM), Elisa Coutinho (PRTB), Joana Soleide (Podemos) e Gláucia Simões (PSDB). Resta saber se quatro pessoas fortalecem ou enfraquecem o número de votos.


NINGUÉM ENTENDEU

Analistas políticos não entenderam a declaração do pré-candidato a prefeito Luiz Tegami (PV) ao Jornal de Barretos publicada neste domingo (2), no qual disse que ‘não é filho e nem sobrinho de político nenhum’. Alguns acreditam que ele esqueceu que seu pai, Euclides Tegami foi vereador em dois mandatos: 1956/1959 e 1960/1963.


GRADE NAS MARGENS

Vereador Elson Santos (Republicanos) pediu a implantação de grades de proteção nas margens dos córregos. 


CONTRATOS PRORROGADOS

Paula Lemos (DEM) quer a prorrogação do contrato dos profissionais que atuam por tempo determinado para 2021. Para a vereadora, os contratos foram suspensos devido à pandemia e poderiam dar continuidade no próximo ano sem prejuízos ao município. 


PREVENÇÃO ÀS QUEIMADAS

Ações de conscientização contra as queimadas é o pedido do vereador Raphael Dutra (PSD) para a prefeitura. Justifica os danos à saúde e ao meio-ambiente. Quer saber também se a secretaria municipal tem aplicado penalidades aos infratores. 


DE OLHO EM 2022

João Doria (PSDB) segue focado na vacina que um laboratório chinês produzirá com o Butantã e que será distribuído gratuitamente para os paulistas e brasileiros. Se vencer o Coronavírus, será seu passaporte para as eleições presidenciais de 2022.


QUANDO REABRE?

Nas primeiras semanas de agosto de 2019, o terminal rodoviário era fechado para reforma. Passado um ano, o espaço continua fechado e o embarque e desembarque feito no Recinto Paulo de Lima Correa. 


VIDA CURTA

Chamou a atenção de comerciantes e moradores o plantio de mudas de primaveras em espaço da esquina da Rua 20 x Avenida 11. No local onde funcionava um posto de combustíveis, passava o antigo leito do córrego que foi concretado e depois recebeu pouco mais de dois palmos de terra. As plantinhas poderão ter uma vida curta.


INVESTIGAÇÃO ANDOU

Um desdobramento da Máfia dos Holerites pode levar cinco vereadores a responderem pela participação no esquema. Fontes confiáveis relatam que o Ministério Público já tem os depoimentos e documentações necessárias.  


FUNDO DO BAÚ

Será votado na próxima sessão da Câmara de Barretos, substitutivo dos vereadores Ademir Leite, João Batista Borges e Edmar Moraes, que exige consulta junto à população antes do asfaltamento das ruas da cidade. Pelo substitutivo, o serviço só será executado se 60% dos moradores concordarem. – Folha de São Paulo – 1992


Igor Sorente é jornalista e escreve semanalmente para a coluna.

Contato: [email protected]

Digiqole Ad

Igor Sorente

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!