Pré-candidatos a prefeito não usam bem as redes sociais

 Pré-candidatos a prefeito não usam bem as redes sociais
Digiqole Ad

A utilização de ações de marketing político nas mídias sociais só estava nos projetos dos pré-candidatos a prefeito de Barretos, Paula Lemos (DEM) e Raphael Dutra (PSD) para as eleições deste ano. São os únicos que mantém as redes sociais ativas há mais de quatro anos, estando presentes no Facebook, Instagram e You Tube. Paula manteve o discurso da religiosidade e da família até julho de 2019, quando depois passou a diversificar. Dutra optou por tratar de temas mais abrangentes como educação, saúde, segurança e meio-ambiente, sendo também o único a possuir um site.


REDES SOCIAIS 1

O isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 empurrou os candidatos para as redes sociais, obrigando a construção de páginas profissionais. Até porque esta eleição será atípica, restringindo a mobilidade e o contato com a população. Uma rápida pesquisa mostra que os pré-candidatos não estão preparados para enfrentar o desafio das mídias sociais. Kapetinha (Progressistas), Luiz Tegami (PV), Munir Daher (PSL) e Vitor Rocca (DC) optaram por inaugurar suas redes sociais apenas em maio deste ano. Joana Soleide Dias (Podemos) inaugurou sua página em 2016, mas também passou a alimentar com conteúdos em maio deste ano. No geral, se nota uma formalidade para personificar relações. Mostram também que estão olhando pela janela de dentro de casa para a rua, sem comunicar a que vieram e quais seus objetivos. Ainda não entenderam que o candidato é um humano, e não uma empresa. Na mesma linha, Paulo Soprano, Gláucia Simões, Major Valdeci e Lambari optaram por não ingressarem nas redes sociais.


REDES SOCIAIS 2

A presença nas redes sociais cria um relacionamento mais próximo entre o candidato e seu eleitorado. Com a enorme rejeição que a classe política em geral tem no momento, é necessário trabalhar a construção da reputação e da autoridade, porém, bem antes das eleições. A interação com os eleitores pode também ser fonte de opiniões que retroalimentam a campanha eleitoral. Ajuda muito!


PREFEITO INELEGÍVEL

Entre as cidades de Barretos, Colina, Colômbia e Guaíra, apenas um ex-prefeito aparece no Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa. Com uma ação julgada pelo colegiado, Emanoel Mariano Carvalho (PTB) só pode voltar a disputar cargo público a partir de 2026. 


DE VOLTA AOS TRABALHOS

Ex-vereador por três mandatos, Zecão Falleiros assume a gestão da campanha da pré-candidata Paula Lemos (DEM) e vai buscar apoio entre empresários, partidos e políticos. Considerado uma pessoa acessível, foi presidente do Grêmio Literário e assessor de gabinete do ex-prefeito Emanoel Carvalho.


RADICALISMO NAS ELEIÇÕES

Uebe Rezeck vê com muita preocupação as eleições municipais deste ano. “Estamos caminhando para um radicalismo e isso é muito perigoso porque acaba jogando no ventilador e depois você não sabe o que pode acontecer. Ainda é tempo de por a cabeça no lugar e fazer uma análise sensata e ver o que pode ser feito de composição para garantir uma eleição tranquila.” 


CIDADE RENOVADA

Prefeito Guilherme Ávila (PSDB) comemorou nesta semana a entrega da drenagem e asfalto da Avenida 25 ao lado do Recinto Paulo de Lima Correa. A nova iluminação da Avenida Engenheiro Necker Carvalho de Camargos. Anunciou o asfaltamento das ruas do Ibitu. 


BARRETOS CRESCE

A prefeitura liberou o loteamento Vida Nova Barretos IV com 628 lotes. Estão previstos R$ 13,2 milhões de investimentos que deverão ser aplicados em até 48 meses. 


RESSUSCITANDO O JORNAL

Enquanto alguns jornais reduzem o número de jornalistas nas redações ou fecham as portas, Barretos poderá ter ressuscitado o semanário A Semana no próximo ano. O jornal foi fundado por Paulo Bezerra e Luiz Xavier Teles em 1925 e circulou até 1977 sempre às quintas e domingos e era nacionalista, independente e noticioso. Defendeu os interesses comunitários. 


MAIOR E MELHOR

Governador João Doria (PSDB) fez um lançamento aos dirigentes da Federação Paulista de Futebol e dos clubes da 1ª divisão, para que o campeonato paulista volte a ser o maior e melhor de todo o Brasil.


DOENÇA MONITORADA

O Estado de São Paulo vai disponibilizar uma ferramenta aos municípios para monitorar os pacientes suspeitos de Covid-19, os confirmados e os seus contatos próximos. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, em reunião nesta quarta-feira (8) com os 16 prefeitos que compõem o Conselho Municipalista.


COM LEITOS E SEM PARQUES

Olímpia anunciou a abertura gradual da sua rede hoteleira a partir de 17 de julho que passará a operar com 25% de sua capacidade total. Caso não houver impacto direto nos casos de Coronavírus, sobe para 50% e depois 100%. O decreto municipal não incluiu os parques aquáticos nem o Parque dos Dinossauros. O setor de turismo movimenta pelo menos R$ 1,5 bilhão no município por ano. 


NOVO MINISTRO

Oficializado Ministro da Educação na sexta-feira (10), Milton Ribeiro é visto como um nome simpático ao setor privado educacional e capaz de agregar militares, evangélicos, grupos privados e centrão. Apenas não consegue dialogar com a ala olavista. Seu nome saiu da cartola do PSD de Gilberto Kassab.


SEGUE REMEDIANDO

Jair Bolsonaro continua tomando sua hidroxicloroquina e se recuperando do ataque de Coronavírus. Segue também negociando tudo o que não negociou durante todo o primeiro ano do seu governo, com os partidos do ‘centrão’, recriando Ministérios por exemplo.


HOMENAGEM AO MESTRE

A coluna de hoje é dedicada ao jornalista José Renato Alves Pereira do Jornal de Barretos. Certo dia deste ano, Renatinho me ligou para conversar. Não perdi a oportunidade e perguntei o que achava desta coluna e ele disse: “Eu gosto de ler. Você sempre escreve aquilo que os demais jornais não publicarão por conta de sua linha editorial.” Naquele momento eu tinha certeza de que estava no caminho certo. 


TÚNEL DO TEMPO

O prefeito Ibraim Martins da Silva vai se desligar oficialmente do PL nesta semana. Ele já comunicou a decisão aos dirigente do partido. Disse que sua saída se deve à ‘traição’ que vem sofrendo por parte da bancada do PL na Câmara. A gota d’água que motivou a saída de Ibraim foi o pedido de retirada do projeto sobre o aumento nas tarifas de serviços públicos feito pelo vereador Jair Bispo, líder do PL na Câmara. Ibraim afirmou que não pretende ingressar em outro partido até as eleições de outubro. Ele disse que a independência partidária poderá deixá-lo mais à vontade na administração e melhorar o relacionamento com os vereadores. – nota da Folha de São Paulo – 14/01/1992


Igor Sorente é jornalista e escreve semanalmente para a coluna.

Contato: [email protected] 

Digiqole Ad

Igor Sorente

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!