Esgoto rio abaixo

 Esgoto rio abaixo
Digiqole Ad



Segundo informações de funcionários do SAAE, as ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) não estão funcionando adequadamente, denunciou o vereador Dutra (PSDB) na sessão de segunda-feira (9). “O motor está queimado há anos. O problema é de gestão e o que vem ocorrendo lá é vergonhoso. Fiz parte da Comissão Especial da Água, senti na pele e espero que a CPI seja protocolada agora para desatar os nós.” Já Nestor Leonel afirmou que se o esgoto não for tratado decentemente, contaminará o Rio Pardo. “Tive que ceder energia elétrica da minha propriedade para os motores funcionarem na época. É uma obra milionária. Aquilo está abandonado, nem alambrado existe mais lá.” 


INCOMPETÊNCIA MORRO ACIMA

Dados do SAAE indicam que a estação 3 (Buracão) inaugurada em 2004 tem capacidade para atender 75.000 pessoas. A 4 (Estrada da Vendinha) tem capacidade para atender 25.000 pessoas. Ambas deveriam lançar o esgoto tratado no Ribeirão Pitangueiras. Mas, segundo o Atlas do Esgoto, as 5 unidades atendem 108.686 pessoas, ou seja 89% da população que é de 121.344 segundo o IBGE. Teria capacidade de atender 118.559 (97%). Com a construção de uma sexta unidade (Distrito Industrial) que consta no planejamento, atenderia 7.203 pessoas, totalizando 125.762.


VAI PAGAR MAIS CARO

Apenas 13 conselheiros votaram contra o aumento das mensalidades do Rio das Pedras. Assembleia aconteceu na noite de sexta-feira (13). Um dia de azar para os associados.


MMA NA CÂMARA

Euripinho tentou emplacar a exclusão da cobrança da tarifa mínima de água. Leandro Anastácio pediu vista alegando inconstitucionalidade. Euripinho rebateu dizendo que ‘se depois vetarem, pelo menos os vereadores terão feito a sua parte’. Carlão do Basquete alertou para o título de incompetência dos vereadores caso a justiça venha derrubar a lei. O clima começou a esquentar quando Euripinho disse que Leandro só pensa nele. Depois, Leandro afirmou, que Euripinho está achando que a Câmara ‘é extensão do serviço dele, onde engana as pessoas.’ Quase partiram para o combate.


SURFANDO NA MAIONESE

Antes do clima esquentar, Euripinho que é autor do projeto votou favorável ao pedido de vista pela ilegalidade.


MÁSCARAS COMEÇANDO A CAIR

Chegaram mais provas na redação envolvendo um suspeito de prática de pedofilia. O rapaz é pré-candidato a vereador e já acumula um processo de ato libidinoso praticado contra um garoto com deficiência intelectual e, em outro caso, uma mãe procurou um advogado para denunciar o crime praticado contra seu filho.


NÃO ESTÃO NEM AÍ

Para Aparecido Cipriano (PP), houve descaso por parte dos diretores do Instituto de Previdência. “Eles foram omissos ao não acionar a justiça contra os prefeitos que deixavam de fazer repasses. As oitivas deles são vazias, parece que eles não estão nem aí para o Instituto.”


CPI DA FANTASIA

Uebe Rezeck disse que a CPI é para descobrir a verdade e chegar a um determinado resultado. Para ele, quando isso não acontece a população perde o entusiasmo e fica mais descrente, porque está vendo que tudo aquilo é apenas uma fantasia.


SEM SEGURANÇA

Paula Lemos (PSB) parece não estar preocupada com a segurança na zona rural. Votou contra projeto de lei de Raphael Oliveira (PRP) que estabelece a patrulha rural na mesma modalidade da Guarda Civil. Kapetinha e Paulo Correa se ausentaram da votação.


TURISMO SÓ EM 2021

Para incentivar o hospedagem no município, o prefeito Guilherme Ávila propôs Projeto de Lei Complementar para reduzir a alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços) de 5% para 2%. Justifica com a possibilidade de atrair novos investimentos. Teve pedido de vista e só poderá entrar em pauta em 2021.


SAI CORRENDO

Foi aprovado o projeto de lei da Semana do Corredor de Rua de autoria do Raphael Dutra (PSDB). O município possui pelo menos 16 assessorias com quase 400 corredores. Agora as corridas de rua poderão contar com apoio da prefeitura.


VEM COM FORÇA

Líder regional do PSD, Eleuses Paiva trabalha na articulação pela eleição de prefeitos nas cidades de Guaíra e Jaborandi. Na mira também estão Colina e Colômbia.


TEM QUE USAR O FGTS

Ministra Tereza Cristina avisou que os preços mais altos da carne bovina vieram para ficar. Segundo ela, os preços estavam represados e agora mudaram de patamar. 


DICA DE LEITURA

“No rastro da notícia: Os bastidores das reportagens de um dos maiores jornalistas investigativos do Brasil” – Autor: Roberto Cabrini – Ed. Planeta – preço médio R$ 41,90 – Roberto Cabrini como conta conseguiu fazer várias reportagens, dá o passo-a-passo de cada investigação, entre elas achar o P. C. Farias e descobrir o que deu errado no voo 254.


Igor Sorente é jornalista e escreve semanalmente para a coluna. 
É proibido a reprodução parcial ou total deste conteúdo, mesmo que citado o autor.
Digiqole Ad

Igor Sorente

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!