Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Ser mãe e educar em tempos de ódio: que valores estamos ensinando?

 Ser mãe e educar em tempos de ódio: que valores estamos ensinando?
  • Michela Rita, mãe e Historiadora com MBA em Gestão Escolar

Falar sobre educação das crianças hoje é, inevitavelmente, falar sobre os tempos de ódio que atravessam nossa sociedade. Discursos racistas, machistas e LGBTfóbicos deixaram de ser exceção e passaram a circular com naturalidade nos espaços públicos, nas redes sociais e, silenciosamente, no cotidiano familiar e escolar. As crianças não estão imunes a esse cenário. Ao contrário: aprendem, observam e reproduzem.

No livro Criando com amor em tempos de ódio, Ligia Moreira Sena articula ciência, maternidade e compromisso ético para demonstrar que o ódio não é inato. Ele é socialmente construído. Estudos no campo da psicologia e da educação apontam que valores, preconceitos e formas de ver o outro são aprendidos desde a primeira infância, mediadas pelas relações afetivas e pelos exemplos adultos. Silenciar diante da violência simbólica também educa e quase sempre educa para a indiferença.

Educar com amor não significa evitar temas difíceis. Pelo contrário: significa tratar o racismo, o machismo e as desigualdades como parte da realidade concreta, respeitando a idade das crianças, mas reconhecendo sua capacidade de compreender o mundo. Crianças são produtoras de sentidos, não sujeitos passivos. Quando ensinadas a reconhecer privilégios, a nomear injustiças e a valorizar a diversidade, crescem mais empáticas e conscientes de seu papel social.

Criar filhos apenas para consumir, competir e sobreviver em um mundo desigual é pouco. Precisamos educar para o cuidado, para o diálogo e para a justiça social. Em tempos de ódio, educar com amor é um ato de resistência. E, mais do que uma escolha individual, é uma responsabilidade coletiva. Ou formamos crianças comprometidas com a dignidade humana, ou continuaremos normalizando a desumanização como herança social.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!