Rodeio Internacional de Barretos celebra 30 anos de tradição

 Rodeio Internacional de Barretos celebra 30 anos de tradição

Rodeio Internacional resgata a história dos 30 anos de edições – Foto: Mathias Losonczi

Digiqole Ad

O Barretos International Rodeo comemora sua 30ª edição, resgatando três décadas de história e excelência esportiva no contexto da Festa do Peão de Barretos. O evento de lançamento desta comemoração ocorreu na manhã de quinta-feira, 24 de agosto, no Ponto de Pouso do Parque do Peão. Este rodeio internacional icônico ocorrerá até 27 de agosto, culminando com a emocionante final na arena de rodeios.

O evento não só marcou um marco significativo na história do rodeio, mas também prestou homenagem a Wilson Luiz Franco de Britto, um dos idealizadores e responsáveis pelo primeiro formato do rodeio internacional, realizado em 1993. Este primeiro rodeio internacional contou com a presença de cinco competidores estrangeiros, quatro americanos e um canadense.

Hussein Gemha Junior, presidente de Os Independentes, enfatizou a importância dessa celebração de 30 anos dentro da Festa do Peão de Barretos, destacando também as conquistas de 14 títulos mundiais por competidores brasileiros. Ele enfatizou o papel fundamental de Wilson Franco de Britto e Mauri Abud Wohnrath na realização do rodeio internacional, que adicionou ainda mais prestígio à festa.

O atual diretor de rodeios, Marcos Abud Wohnrath, recordou com emoção a audaciosa história do início das tratativas, quando Mauri Abud Wohnrath, então presidente da Festa, juntamente com Wilson Franco de Britto, trouxe competidores estrangeiros para Barretos. Essa iniciativa resultou na participação de cinco competidores estrangeiros no primeiro ano, marcando o início de uma tradição duradoura.

Na edição de número 38 da Festa do Peão de Barretos, cinco estrangeiros, quatro americanos e um canadense, foram convidados para participar das disputas, incluindo nomes como Tuff Hedeman, David Fournier, Bob Delvechio, Mark Cain e Daryl Mills. Tuff Hedeman, o lendário competidor, conquistou o título do 1º Barretos International Rodeo, sendo o único a dominar os quatro touros.

Além disso, Wilson Franco de Britto, um dos pioneiros do rodeio internacional em Barretos, foi homenageado com uma fivela especial dos 30 anos do Barretos International Rodeo. Um painel com reportagens da época e fotos dos campeões de várias edições foi exibido durante a coletiva.

Britto, em sua resposta, compartilhou o crédito com todos os membros de Os Independentes, enfatizando o trabalho coletivo que tornou o primeiro rodeio internacional uma realidade. Ele também recordou as complexas negociações e esforços para trazer os competidores estrangeiros para Barretos, destacando a impressionante hospitalidade e grandiosidade da festa que os deixaram maravilhados.

A coletiva de lançamento do rodeio internacional contou com a presença de diversas figuras importantes, incluindo Hussein Gemha Junior, vice-presidente Emílio Carlos dos Santos, Marcos Abud Wohnrath, José Alexandre Paiva (presidente da Confederação Nacional de Rodeios – CNAR), o atual campeão mundial Rafael de Britto, e competidores da modalidade, tornando o evento um verdadeiro sucesso e um tributo à história rica e à evolução contínua do rodeio internacional de Barretos.

Digiqole Ad

Igor Sorente

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!