Para Fiesp, leve alta na atividade industrial mostra redução de crescimento

 Para Fiesp, leve alta na atividade industrial mostra redução de crescimento
Digiqole Ad

O Indicador do Nível de Atividade da Indústria de Transformação Paulista subiu 0,4% em abril na comparação com março, já com os ajustes sazonais. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (4) pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Sem os ajustes sazonais, o indicador teve variação de 9,1% em relação a abril do ano passado. O crescimento foi verificado em 15 dos 20 segmentos industriais pesquisados. Os destaques positivos ficaram por conta do setor de veículos automotores, que cresceu 2,9% e máquinas e equipamentos, que cresceu 2,1%.

Em nota, a FIESP diz que a leve alta registrada em abril indica uma desaceleração do ritmo de crescimento da atividade industrial. A expectativa é de contração da produção industrial no segundo trimestre. Segundo a FIESP, desde o final do ano passado, há sinais de perda de fôlego da recuperação da economia e, por isso, a projeção da entidade para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) – a soma das riquezas produzidas pelo país -, que está em 2,8%, deverá ser revisada para baixo.

Na análise da FIESP, diante das incertezas com o processo eleitoral de outubro, até mesmo um crescimento de 2% na economia será desafiador.

A federação avalia, ainda, que a greve dos caminhoneiros pode ter impacto no movimento de recuperação da confiança do consumidor e do empresariado, percebida anteriormente, bem como nos investimentos e no consumo no segundo semestre.

Com informações da EBC

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!