Barretos inaugura Solmáforo no Parque dos Lagos para alertar sobre riscos da radiação UV
Foto: Tininho Jr.
Barretos inaugurou, no último dia 25, um Solmáforo no Parque dos Lagos. O equipamento mede em tempo real a intensidade da radiação ultravioleta (UV) e, por meio de cores, indica o nível de risco para a saúde — de “seguro” a “risco sério”. A ferramenta orienta a população sobre proteção solar e prevenção de doenças como câncer de pele.
A iniciativa nasceu da ideia do estudante Francisco Vazquez, que conheceu o dispositivo no Deserto do Atacama e articulou parcerias para trazê-lo à cidade. O projeto envolve o Hospital de Amor, U-Visor (Chile), CNPq, Ministério da Saúde e Prefeitura.
O Solmáforo integra o projeto RETRATE e conta com QR Code que direciona o usuário a informações de prevenção e permite o envio de fotos de possíveis lesões para avaliação médica.
Representantes do Hospital de Amor, autoridades locais e familiares de Francisco acompanharam a inauguração do equipamento.

