Fórum ESG de Barretos destaca que empresas comprometidas com o futuro colhem melhores resultados
Fórum ESG de Barretos destaca que empresas comprometidas com o futuro colhem melhores resultados

O Fórum ESG de Barretos reuniu lideranças, empresários e estudantes no Unifeb para debater sustentabilidade e transformação empresarial.

O auditório do Núcleo Jurídico do Unifeb sediou, na última quarta-feira (8), a primeira edição do Fórum ESG de Barretos, iniciativa do projeto “Mãos pela Água”, em parceria com o Sebrae-SP, SAAE, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e CATI. O encontro reuniu mais de 110 participantes entre lideranças, empresários e estudantes para debater práticas sustentáveis e o papel social das empresas.
Um dos principais destaques foi a palestra “Sem Gente Não Tem ESG”, ministrada pela psicanalista e executiva de recursos humanos Ana Tomazelli, referência internacional em ESG e transformação empresarial. Ela ressaltou que o verdadeiro impacto das práticas sustentáveis depende das relações humanas. “O segredo está nas relações das pessoas e no poder que elas têm de criar vínculos de confiança. É por meio delas que alcançamos impactos reais nos empreendimentos, tanto em governança quanto em resultados sociais”, afirmou.
O evento também apresentou casos de sucesso regionais, como o da produtora Ana Carolina Columbeli, da marca Ouro Branco Café (Pirangi), que mostrou como práticas de economia circular e geração de energia limpa melhoraram a produtividade e a valorização do produto. Outro exemplo veio de Paulo Malanchino, da ATSI Mecânica Avançada (Barretos), que adota medidas de coleta seletiva e descarte correto de resíduos desde 2019.
Segundo o gerente regional do Sebrae-SP, Rafael Matos do Carmo, o ESG é uma tendência que veio para ficar. “As práticas ESG devem ser implementadas em empresas de qualquer segmento, pois impactam pessoas, o meio ambiente e a comunidade. Hoje, os negócios não são avaliados apenas pelos lucros, mas também pelas ações sustentáveis que desenvolvem”, destacou.
