Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Joyce Camassuti recebe Título de Cidadã Honorária em Barretos

 Joyce Camassuti recebe Título de Cidadã Honorária em Barretos

Adilson Ventura entregou honraria para Joyce Camassuti.

Na noite de quarta-feira (19), a atriz, bailarina e psicopedagoga Joice Ofélia Camassuti, conhecida artisticamente como Joyce Camassuti, foi agraciada com o Título de Cidadã Honorária de Barretos. A honraria foi concedida durante Sessão Solene realizada na Câmara Municipal.

A iniciativa partiu do vereador Adilson Ventura de Mello (MDB), que propôs o Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2025. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da casa.

Cerimônia marcante e presença de autoridades

A sessão contou com a presença de diversas autoridades e personalidades locais. Além do vereador proponente, integraram a Mesa o Secretário Municipal de Cultura, Bruno Bernar da Silva; as professoras do CEMART (Centro Municipal de Artes), Carolina Ribeiro e Wanderly Borges; a amiga da homenageada, Ana Carolina da Silva; e o aluno de poesia do CEMART, José Carlos de Jesus Neto.

A emoção tomou conta da solenidade com a exibição de depoimentos em vídeo de amigos e familiares que não puderam comparecer. O aluno José Carlos de Jesus Neto recitou a poesia autoral “Ofélia, em movimento e prosa” em homenagem à artista. O Secretário de Cultura presenteou Joyce com um buquê de flores, enquanto os colaboradores do CEMART entregaram a ela uma cesta de café da manhã.

Trajetória de Joyce Camassuti

Natural de Ribeirão Preto (SP), Joyce Camassuti tem 44 anos e uma sólida carreira nas artes. Formada em Teatro pelo Teatro Escola Macunaíma (SP) e em Dança pelo Studium Carla Petroni, iniciou sua jornada na dança aos dois anos por recomendação médica. Aos 14, começou a dar aulas em projetos sociais, e aos 29, fundou o Espaço Ophelia Camassutti, escola de formação artística em Ribeirão Preto que oferecia cursos de dança, teatro e música.

Como diretora da Cia Ophelia Camassutti, levou seu trabalho a diversos festivais de dança e teatro, conquistando prêmios, incluindo dois internacionais no Barcelona Dance Awards, na Espanha, em 2015. No mesmo ano, ganhou destaque na televisão ao vencer o concurso “A Gordinha Mais Leve do Brasil”, no programa Legendários, apresentado por Marcos Mion, na TV Record.

Em 2019, mudou-se para Barretos após aprovação em concurso público, assumindo o cargo de professora de sapateado no CEMART. Atualmente, ministra aulas de dança livre, jazz e teatro musical para diversas faixas etárias.

Inspirada pela cultura caipira local, Joyce criou o movimento “SAPATIRA”, grupo de mulheres sapateadoras que combinam a técnica do sapateado americano com elementos da Catira e da música sertaneja, originando um novo estilo de dança.

A homenagem reflete a contribuição significativa de Joyce Camassuti para a cultura e formação artística em Barretos, consolidando seu legado na cidade.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!