Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Escolas de Barretos realizam feiras de jovens empreendedores

 Escolas de Barretos realizam feiras de jovens empreendedores

Alunos de 18 escolas municipais de Barretos estão colocando em prática as lições de empreendedorismo que aprenderam em sala de aula durante as feiras do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). Os eventos realizados entre novembro e dezembro encerram o ciclo do programa promovido pelo Sebrae-SP para disseminar a cultura empreendedora entre alunos do ensino fundamental para incentivar a criatividade nos jovens e o desenvolvimento com base nos princípios básicos dos empreendedores de sucesso.

 No dia 19, a Escola Marlene Carbone realizou sua feira de encerramento. No dia 22, foi a vez da Escola Luiz Castanho. Durante as feiras, cada sala de aula vende um tipo de produto, já que são trabalhados temas específicos para cada ano. São vendidos, por exemplo, mudas de plantas, temperos, brinquedos recicláveis e produtos alimentícios.

 

Programa

O gerente regional do Sebrae-SP Rafael Matos do Carmo explica que a metodologia do JEPP é executada há três anos em Barretos e no fim de cada ano são promovidas as feiras para a comunidade. O programa começa com a capacitação dos professores, que passam a ensinar empreendedorismo durante o ano letivo para alunos da rede pública municipal.

 O JEPP tem como objetivo criar um ambiente propício à aprendizagem para favorecer o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. De acordo com o gerente, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

 “A ideia é que os alunos tenham na prática uma visão mais realista do mercado, além de desenvolverem as características do comportamento empreendedor. Além disso, o projeto envolve a comunidade do entorno nas escolas, promovendo uma interação social importante para os alunos.” – destaca Rafael Matos do Carmo.

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!