Vice-prefeito Mussa Calil Neto participa da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente
Barretos vai ganhar mais 537 casas com novo residencial
Mais 537 casas serão construídas em Barretos, que farão parte do Residencial Vida Nova Barretos 3. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (18), no Paço Municipal Simão Antônio Marques – Librina, durante entrevista coletiva com o prefeito Guilherme Ávila e Fred Escobar diretor Comercial da Pacaembu Construtora, responsável pelo empreendimento, além de Fernando Almeida, gerente executivo de negócios. Participaram também o presidente da Câmara Municipal, João Mulata; o gerente da Caixa Econômica Federal de Barretos, Paschoal Eduardo de Santis.
O novo bairro terá infraestrutura completa de saneamento, sinalização e acessibilidade. Numa gleba de mais de 270 mil metros quadrados, as 537 casas serão edificadas em terrenos a partir de 200 metros quadrados e o empreendimento será uma continuidade dos Residenciais Vida Nova Barretos 1 e 2, na região sul da Cidade, onde vivem mais de sete mil pessoas.
A Pacaembu destaca que o projeto traz diferenciais que só um bairro planejado oferece, como ruas e avenidas mais largas e rampas de acesso nas calçadas, garantindo mobilidade aos moradores e, opções de lazer como playgrounds distribuídos pelo bairro. Além disso, uma das vantagens é a possibilidade de ampliação.
Ao destacar o novo empreendimento em Barretos, o prefeito Guilherme Ávila enfatizou que é Vida Nova para as pessoas que terão o seu próprio imóvel. “São mais 537 unidades e cerca de 1.600 pessoas. Fico muito feliz de participar deste momento em que este novo empreendimento é anunciado e entrar para história como a administração que mais fez casas populares.” – enfatizou Guilherme Ávila.
O prefeito explicou também sobre a participação da prefeitura no empreendimento: “como disse o próprio representante da Pacaembu, tem cidades que o prefeito não ajuda e só dificulta. Nós fazemos diferente, acelerando o projeto, ajudando assim as pessoas que moram de aluguel, com os pais, que estão começando uma nova vida e isto não tem preço. É um dia muito feliz para Barretos comemorar”.
O prefeito observou também, que Ribeirão Preto entregou cerca de 7 mil casas, número maior que Barretos, mas que se comparando na proporção populacional dos dois municípios, Barretos entregou mais, com índice de 2,7 mais casas a cidade ribeirão-pretana. “É mais um recorde para nós.” – frisou.
Ainda durante a coletiva Guilherme Ávila anunciou a perfuração de um poço profundo em área do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), onde já existem dois reservatórios, que somados armazenam 3,5 milhões de litros de água. “Vamos fazer com que a cidade diminua a dependência que tem em relação a ETA Pereira, responsável por 60% do abastecimento, abrangendo o Centro, Fortaleza, Aeroporto, Baroni, chegando até no Primavera. Com esta medida vamos fazer que a região seja abastecida pelo novo poço e o extremo sul de Barretos, que está crescendo muito com o Vida Nova e o setor da Fundação Pio XII, tenha tranquilidade, melhorando muito o abastecimento de água na cidade.
O sonho
Fred Escobar disse que Barretos é uma cidade parceira e é uma alegria e orgulho a Pacaembu realizar mais de 2.600 sonhos. “A cidade é uma referência. É uma satisfação estar trazendo hoje 537 sonhos, com moradias que serão construídas em mais um bairro planejado, oferecendo oportunidade para as pessoas que ainda pagam aluguel em ter o seu próprio imóvel, com dignidade e o padrão Pacaembu para viverem bem, pois o barretense merece vier bem.”
A construção do Vida Nova Pacaembu 3 deve gerar cerca de 200 empregos diretos e mil indiretos, com investimento de R$ 65,5 milhões. O bairro planejado será entregue com total infraestrutura, incluindo redes de abastecimento de água e coletora de esgoto, galeria de águas pluviais, asfalto, guias, sarjetas, paisagismo, passeio público, rede de energia elétrica – iluminação pública e acessibilidade, atendendo a norma ABNT 9050.
As casas serão de dois dormitórios com piso cerâmico em todos os ambientes, ventilação e iluminação cruzadas, área de serviço coberta, vaga na garagem e sala de jantar e estar integradas. Entre as condições especiais para aquisição do imóvel, estão os subsídios do Programa Minha Casa – Minha Vida, possibilidade de usar o FGTS, a entrada facilitada em 60 meses e parcelas a partir de R$ 450.
As inscrições para a compra começam no próximo sábado (21), na Praça Francisco Barreto. O atendimento será realizado diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 9h00 às 18h00, até o dia 6 de outubro. A empresa informa, que quem já fez o pré-cadastro pelo site junto a Pacaembu Construtora, precisa apenas atualizar a documentação.