Ação Popular expõe irregularidades e pede reforma administrativa em Barretos
Kit de Acessibilidade para leitura está disponível na Biblioteca Municipal
A Secretaria Municipal de Cultura, colocou em funcionamento desde a segunda-feira (16), o Espaço de Acessibilidade da Biblioteca Municipal “Affonso d’Escragnolle Taunay” com a liberação do Kit de Acessibilidade. O equipamento facilita a leitura para quem tem deficiência visual, mas enxerga e dá condição a cegos que tenham alfabetização em braile, podendo utilizar qualquer um dos volumes a disposição na Biblioteca Municipal.
Composto por computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e um display braile, além de impressora em braile, o kit de acessibilidade foi adquirido por convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo, no Projeto Acessibilidade em Bibliotecas, uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Fundo de Interesses Difusos, da Secretaria da Justiça. Barretos está entre as 62 bibliotecas, de 55 municípios contemplados no estado de São Paulo.
Com o intuito de orientar corretamente sobre a utilização do equipamento, a Secretaria de Cultura oferece colaboradores treinados em workshop realizado em São José do Rio Preto (SP), que estão à disposição da população com deficiência visual em qualquer nível, gratuitamente.
O secretário municipal de Cultura de Barretos, João Batista Chicalé, afirmou que a aquisição é de grande importância para toda a comunidade e convida a população a conhecer e usufruir desse benefício. “Esta é uma importante conquista para Barretos, com equipamentos de alta tecnologia para favorecer a vida dos deficientes visuais, além dos equipamentos que já estão instalados na Biblioteca Municipal. Os funcionários receberam treinamento e capacitação para este atendimento diferenciado.” – explica.