CadÚnico: Conheça os benefícios socioassistenciais e saiba como ter acesso

 CadÚnico: Conheça os benefícios socioassistenciais e saiba como ter acesso
Digiqole Ad

O CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) é o principal instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. O sistema é utilizado para dar apoio à implementação de políticas públicas que visam a melhoria dessas famílias. Porta de entrada para programas sociais, dá acesso a diversos benefícios socioassistenciais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, ID Jovem, entre outros. Para esclarecer dúvidas sobre o serviço, a Coordenadora Estadual do CadÚnico pela Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo, Beatriz Moreira, preparou algumas dicas:

Quem tem direito
Podem se cadastrar famílias com renda até meio salário mínimo per capita (R﹩550), famílias com até 3 salários mínimos (R$ 3.300) ou famílias com renda superior a 3 salários mínimos, desde que estejam pleiteando algum programa social.

Benefícios disponíveis
O CadÚnico é usado em todos os municípios e estados do país, desta forma, é possível ser elegível para programas sociais a nível Federal, Estadual e Municipal. Alguns programas disponíveis no Estado de SP são: Renda Cidadã, Prospera Jovem, Prospera Família, Viva Leite. Já no Governo Federal são: Programa Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), carteira ID Jovem, Carteira do Idoso, entre outros.

Como se cadastrar
O Cadastramento é feito por meio de entrevistadores sociais nas unidades dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) de cada município. Basta que um membro da família faça o cadastro, desde que informe os dados de todos os familiares que residem no local. Este responsável familiar é quem irá prestar todas as informações para o entrevistador, além de assinar o formulário no final da entrevista. A lista de endereços dos CRAS está disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de SP, em: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/enderecos-cras/

Documentos necessários
O responsável familiar (acima de 16 anos) precisará levar o próprio título de eleitor ou CPF e comprovante de endereço. Já os demais membros da família precisam informar os seguintes documentos: CPF, RG, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho ou Título de Eleitor.

Avaliação
O cadastramento não significa a inclusão automática nos programas sociais. Os programas são gerenciados por diversos órgãos federal, estadual e municipal, portanto, a seleção e o atendimento da família ocorrem de acordo com critérios e procedimentos definidos pelos gestores e pela legislação específica de cada um deles.

Atualização do cadastro
Para saber se o cadastro está ativo, basta acessar o site (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/), consultar via aplicativo de celular “Meu CadÚnico” ou pelo telefone 121, do Ministério da Cidadania. O cadastro da família precisa estar atualizado a cada dois anos ou se houver qualquer alteração na composição familiar, renda, mudança de escola ou endereço, por exemplo.

Digiqole Ad

Igor Sorente

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!