Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Barretos é aberta com participação de autoridades e comunidade

 Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Barretos é aberta com participação de autoridades e comunidade
Digiqole Ad

A primeira “Semana de valorização do patrimônio histórico e cultural do município de Barretos” foi aberta oficialmente nesta segunda- feira (27), com a participação de estudantes, professores, autoridades e comunidade em geral no IFSP (Instituto Federal São Paulo) – campus Barretos, com duas palestras relacionadas ao patrimônio do município.

A mesa de abertura foi composta pelo secretário municipal de cultura, João Batista Chicalé, pelo vereador Raphael Dutra – autor da lei que prevê a realização anual da semana; pela coordenadora do evento, Sueli Fernandes; pela diretora do IFSP, Juliana Pimenta; pelo coordenador do curso de Turismo do IFSP, Alexandre Fonseca Prado e pelo coordenador do curso de história da Faculdade Barretos, Pedro Victorasso.

A discente do IFSP, Janaína Rondini apresentou seu projeto de pesquisa “Monumentos Históricos: conhecimentos do passado para a valorização da atividade turística”. O trabalho de Janaína tem por objetivo diagnosticar o conhecimento da comunidade barretense sobre a história da cidade e, a partir desse diagnóstico, verificar se a construção dos monumentos “Homenagem às famílias Barreto e Marques” e “O Berranteiro” será importante para a preservação, a valorização e a disseminação da cultura do município.


Vereador Dutra é autor do projeto de lei que instituiu a semana de valorização do patrimônio histórico.

Na sequência foi apresentada a palestra “Os bastidores do trabalho no Museu Ruy Menezes” com a museóloga Raquel Milagres de Mattos, formada pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e gestora do Museu Histórico, Artístico e Folclórico “Ruy Menezes” desde 2012.

A “Semana de valorização do patrimônio histórico e cultural” tem coordenação da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo o secretário João Batista Chicalé, “mais um evento importante com foco não só na promoção de trabalhos relacionados ao patrimônio da cidade, mas também na orientação da população”.

O vereador Raphael Dutra, autor da lei que instituiu a Semana, ressaltou sua realização como necessária e fundamental ao desenvolvimento da cidade. 


Confira a programação: 

28/08 (terça-feira)

19h30 – Apresentação da Academia Barretense de Cultura

20h00 – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Estudos dos Túmulos de Interesse Histórico, Artístico e Religioso – tema: “Descubra o Patrimônio Histórico e Cultural do Cemitério da Paz: Ações em Perspectiva”


29/08 (quarta-feira)

19h30 – “A voz de Barretos”, poesia com o poeta barretense Jota Carvalho

20h00 – Palestra “Patrimônio Cultural Afro-brasileiro: Implicações da ausência de memórias negras na produção da identidade do “ser barretense” com a professora Michela Rita da Silva, aluna de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela UNESP


30/08 (quinta-feira)

19h30 – Palestra “Barretos em 1900: entre o curandeirismo e a medicina” com a professora Karla Armani de Medeiros

20h20 – Apresentação “Nossa Casinha” – Academia de Letras e Artes de Barretos

20h40 – Videodocumentário – “Fé e cura em Barretos- Benzedeiras” – Glaucia Chiarelli –Secretaria Municipal de Cultura de Barretos

21h00 – Homenagem às benzedeiras

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!