Entenda como vai funcionar a nova lei sobre reciclagem de óleos e gorduras em Barretos

 Entenda como vai funcionar a nova lei sobre reciclagem de óleos e gorduras em Barretos
Digiqole Ad

A Câmara Municipal de Barretos aprovou na sessão de segunda-feira (14), por unanimidade, projeto de lei que dispõe sobre a coleta e reciclagem de óleo vegetal e gordura animal. O projeto do Executivo foi encaminhado para a casa de leis após indicação e estudos do vereador Raphael Dutra (PSDB). “A dona de casa hoje acaba lançando o óleo de cozinha no quintal ou na pia. Sabemos que cada um litro de óleo contamina mais de 1 milhão de litros de água. Minha perspectiva é que haja essa motivação para que todos comecem a colocar esse óleo de cozinha utilizado na sua garrafa pet, leve ao posto de coleta e lá seja destinado à reciclagem”. – destaca Dutra.

Ao ser despejado na pia ou no vaso sanitário, o óleo usado passa pelos canos da rede de esgoto e fica retido em forma de gordura. Isso é ruim porque atrai pragas que podem causar várias doenças, tais como leptospirose, febre tifoide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase. Essas doenças podem ser transmitidas para humanos e animais.

Além disso, esse óleo encrustado nos encanamentos dificulta a passagem das águas pluviais e causa o extravasamento de água na rede de esgoto e o seu entupimento, levando ao mau funcionamento das estações de tratamento. Por essa razão, faz-se necessário o uso de produtos químicos poluentes para desentupir essas instalações, o que leva à mais poluição e a mais gastos econômicos. No entanto, esse tratamento realizado nas ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) não é feito com o esgoto total, mas apenas com cerca de 68%, o que significa que o óleo acaba chegando aos mananciais aquáticos. Além disso, o custo desse tratamento é alto, correspondendo a cerca de 20% do custo com o tratamento do esgoto.

O que fazer com o óleo?

Após utilizar o óleo de fritura, você armazenará em uma garrafa PET. Após preencher a garrafa, você vai procurar por empresas, ONGs e clubes de serviços para descartar o seu óleo de forma correta. O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!