Universidade inaugura elevador fabricado por alunos
Foi inaugurado na noite de quinta-feira (20) um elevador horizontal, fabricado por um grupo de alunos do curso de engenharia elétrica do UNIFEB, e também plataforma a fim de garantir a acessibilidade de cadeirantes, idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida no Teatro Jorge Andrade.
Instalado na entrada de acesso ao teatro da instituição, o elevador de plano inclinado que se movimenta horizontalmente é automatizado e conta com todos os requisitos de segurança. Sob a coordenação do professor Marcos Nepomuceno, sete alunos atuaram em todas as fases do projeto, da formatação ao desenvolvimento de parte mecânica e elétrica do elevador. Nepomuceno destacou que o projeto visou, prioritariamente, garantir o acesso a alunos e visitantes de forma igualitária ao teatro, uma vez que o local conta com dezenas de degraus no trajeto que acessa o palco. O investimento para o equipamento também desafiou o grupo que conseguiu construir o elevador com cerca de R$ 12 mil, que representa aproximadamente 10% do valor de um elevador comercial.
Na oportunidade, a reitora da instituição, Sissi Kawai Marcos, falou sobre a execução do plano para adequação da instituição à acessibilidade
A diretora geral da ABAVIN (Associação Barretense Vida Nova), Maria Augusta Vilarinho, destacou a importância da adequação para a comunidade. “Não existe acessibilidade sem inclusão, fico feliz em ter, em Barretos, um teatro com acessibilidade garantida.” – disse.
Também presentes na solenidade, os alunos Fabrício Lemos e Luiz Paulo Justino elogiaram a iniciativa. “Desde quando comecei a fazer faculdade, o UNIFEB me impressiona pelo acolhimento e carinho com os alunos.” – disse ao utilizar o elevador.