Barretos ganha mais um equipamento para cidadania, destaca prefeito ao inaugurar o CEU

 Barretos ganha  mais um equipamento para cidadania, destaca prefeito ao inaugurar o CEU
Digiqole Ad

Barretos ganha mais um equipamento voltado para cidadania, que atenderá as crianças, jovens, adultos e idosos nas esferas do cultura, esporte, lazer, assistência social e educação e sabemos que o cidadão vai cuidar deste espaço, que aberto para o acesso das pessoas, que sabem da importância de cuidar do que é seu.” A frase é do prefeito Guilherme Ávila (PSDB)ao destacar a construção de mais um centro de convivência do idoso. Ao lado do CEU (Centro Educacional Unificado) está em construção o CCI (Centro de Convivência do Idoso) que atenderá 100 pessoas.

O CEU foi inaugurado na noite do dia 21 de junho no bairro Jardim Universitário e leva o nome de Eunice Spíndola. O prefeito ressaltou que foi uma grande cidadã com princípios, amor e dedicação pelas artes e a educação, que sempre dedicou seu amor ao filho Suênio Spíndola, presente nesta solenidade. “Estou muito emocionado. Agradeço a homenagem e sei que no plano superior o quanto minha mãe está feliz por a cidade receber este equipamento. É uma espaço para as pessoas usufruírem  e terem acesso a atividades que ela sempre desenvolveu com amor.” destaca Suênio.

A secretária municipal de Cultura, Juçara Cristina Carbonaro Guerreiro lembrou  que o cidadão já está vivendo o equipamento com a participação nas Oficinas de Mobilização. “Hoje realizamos a sétima oficina, num verdadeiro processo de cidadania e isto será uma constante.” – frisou. 

O CEU é também dotado de um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). “Hoje é um dia de muita alegria e comemoração para Barretos. A área de educação muito importante para as ações deste equipamento, mas quem vai dar vida para este local é a assistência, o esporte, lazer e cultura.” – explicou a secretária municipal de educação, Valéria Recco.

O ato inaugural contou com a presença de representantes de instituições, associações de classe, moradores dos bairros próximos, convidados e o ator José Antônio Merenda, presidente da ABC (Academia Barretense de Cultura), que leu a biografia da patrona do equipamento e a vereadora Paula Lemos, autora da do projeto de lei que dá denominação de Eunice Spíndola ao CEU.


Construção

O CEU foi construído por meio de convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, através do Ministério da Cultura. É dotado de um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), biblioteca, telecentro, cine teatro, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, salão de jogos, equipamentos de ginástica, quadra de areia, espaço para a criança, passeio interno, pista de caminhada de 525 metros e área verde.

O CEU é um equipamento público, estruturado para integrar atividades, serviços e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio assistenciais, políticas de prevenção à violência, e inclusão digital. Os CEUs integram no mesmo espaço físico, programas e ações setoriais com objetivo de promover a ampliação do acesso a serviços públicos.

Tanto é, que a Prefeitura realizou diversas Oficinas de Sensibilização com o objetivo de promover o sentimento de apropriação da comunidade deste novo equipamento público, fortalecer e capacitar grupos da comunidade para que possam exercer, em parceria com o poder público a gestão do equipamento, incluindo o planejamentos dos usos e da programação, aproximar a comunidade, poder público local e entidades atuantes na área, fortalecendo o trabalho conjunto em torno do equipamento público e de outros projetos e politicas públicas que venham a ser implantadas no local.

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!