Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Printa, que é eterno

 Printa, que é eterno
  • Túlio Guitarrari é filósofo, técnico contábil, jornalista e pós-graduado em Ciência Política e Teologia.

Quem viu, viu. Quem não viu, não vê mais.

O vídeo em que o senhor prefeito aparecia, todo satisfeito, dizendo que a prefeitura havia antecipado o pagamento de janeiro para o dia 31 de dezembro de 2025, foi apagado. Não o localizei nem na página oficial da Prefeitura; depois fui verificar na página pessoal do prefeito, e também não estava disponível. Em nenhuma das duas.

Após a repercussão negativa envolvendo pagamentos com equívocos e descontos questionados pelos servidores, o vídeo simplesmente desapareceu. A possibilidade de críticas diretas à imagem do prefeito não parece agradá-lo. Desde o início da gestão, quem surge para dar explicações são vice-prefeito, secretário, vereador ou aliado — menos o próprio prefeito, quando algo dá errado.

Nas enchentes que causaram graves prejuízos, ele apareceu. Ao menos nessas ocasiões, o que é louvável e, diga-se, esperado do chefe do Executivo. Já nas questões corriqueiras do dia a dia, não. E, além disso, apaga vídeo.

O jeito, a partir de agora, minha gente, é guardar o print. Foi o que fiz, já que é a única forma de ter como questionar. O que, aliás, é um direito legítimo da população.

Repito o que escrevi na semana passada: a prefeitura não tinha obrigação alguma de antecipar salário. Foi um gesto ímpar. Mas, já que o fez, deveria tê-lo feito com esmero. Assim, uma vez ocorrido o equívoco nos lançamentos a menor — curioso como o erro nunca é para pagar a mais —, deveria partir da própria prefeitura o devido mea culpa. No entanto, foi preciso que os servidores reclamassem para que surgisse algum posicionamento.

Posicionamento do prefeito explicando o equívoco? De jeito nenhum. A manifestação veio da Secretaria de Finanças, alegando que, a partir da segunda-feira passada, dia 5 de janeiro, o Departamento de Recursos Humanos deveria ser procurado para lançamento em folha complementar.

Se a mensagem partiu da Secretaria de Finanças, naturalmente citei o Buch e reitero, com a máxima vênia, tratar-se de um profissional extremamente competente para o cargo, alguém capaz de identificar o motivo do equívoco e resolver a situação. Posteriormente, recebemos — eu, pelo O Sertanejo — um comunicado informando que o Departamento de RH é vinculado à Secretaria de Administração, algo que eu já sabia. Contudo, como não foi a Secretaria de Administração que se manifestou para orientar os servidores, e sim a Secretaria de Finanças, só poderia me dirigir ao responsável por esta última, já que foi o único que se dignou a aparecer e orientar os servidores.

Mas a gestão atual não nos deixaria sem novidades. Eis que, no dia 6 de janeiro, em novo comunicado oficial publicado no Instagram da Prefeitura, finalmente a Secretaria de Administração se manifesta para “informar que os eventuais” — palavra que essa gestão tem usado com frequência — “valores pendentes de pagamento aos servidores serão encaminhados à Secretaria de Finanças para processamento e quitação”.

Logo, ao citar o Buch como profissional capacitado, eu não estava tão errado. A demanda partiu de sua área, mesmo não sendo ele, segundo o comunicado recebido, o responsável direto pelo Departamento de RH, e retornou a ele para que a situação fosse tratada da melhor forma. Acredito, agora, que o problema será resolvido. Apenas reforço que seria importante informar aos servidores a partir de quando isso ocorrerá, já que no comunicado da Secretaria de Administração não constava qualquer prazo.

Curiosamente, a Secretaria de Administração emitiu esse comunicado e, pouco tempo depois, no mesmo dia, recebeu a devida “recompensa”: Natália Rick foi exonerada e Tatiane Passarelli assumiu o posto. Dá trabalho gravar vídeo. É preciso se preocupar com iluminação, cenário, qualidade do som, lembrar o texto… toda uma complexidade para, depois, ter de apagar às pressas. A fila anda.

Mas é justo enaltecer algo na gestão neste início de ano. Até que enfim, a Secretaria de Zeladoria surge. Em vídeo no Instagram, para variar. Mostrando serviços de roçada, limpeza de terrenos e áreas verdes, capina e poda de árvores. O que não me agradou foi o prazo: um mês para realizar esses serviços em 11 localidades.

Estamos falando de áreas como Parque dos Lagos, Avenida dos Coqueiros, Avenida das Nações e outros pontos de grande movimentação, locais com vasta área verde. Portanto, penso que, se a Secretaria estivesse funcionando de forma adequada desde o ano passado, talvez o tempo necessário agora fosse menor, permitindo o direcionamento de equipes para outras regiões da cidade. Afinal, vários bairros necessitam — e também merecem — essa atenção. Ainda assim, é um começo. Tomara que não seja apenas algo “instagramável”.

As parcerias público-privadas também merecem destaque. Já tivemos um feirão de empregos da Friboi no último dia 6 e teremos outro feirão, desta vez do Hospital de Amor, no dia 15 de janeiro, na antiga sede da prefeitura, na Rua 30, das 9h às 15h.

Está vendo, pessoal? Não sou apenas crítico. Quando há algo a elogiar, eu elogio. Quando há, né?

Para quem quiser entrar em contato, meu WhatsApp é: (17) 9 9173-7177. Críticas de qualquer natureza são bem-vindas. Como diria Dom Helder Câmara: “Se discordas de mim, tu me enriqueces.”

Fraterno abraço.

Paz e bem a todos.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!