Febre maculosa causa duas novas mortes em Leme, interior de São Paulo
A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato-estrela, comum em áreas com vegetação e presença de animais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí/Agência Brasil)
De acordo com informações da Agência Brasil, duas pessoas morreram na cidade de Leme, no interior de São Paulo, na semana passada, em decorrência da febre maculosa. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou os óbitos, mas não divulgou as identidades das vítimas.
Equipes da Vigilância Epidemiológica e Zoonoses adotaram medidas de controle e monitoramento logo após a notificação dos casos. A doença, transmitida pelo carrapato-estrela, já provocou 20 mortes no estado em 2025 — duas a mais em relação ao balanço de outubro.
Em 2024, São Paulo registrou 72 casos e 26 mortes pela doença. Neste ano, até o momento, são 36 ocorrências confirmadas.
