Secretaria de Educação realiza formatura do curso Pró-Gestores e celebra o Dia dos Professores
Municípios paulistas são reconhecidos por boas práticas de gestão, mas Barretos fica fora da lista

Autoridades, prefeitos e representantes municipais durante a cerimônia de 10 anos do IEG-M no TCESP. / Foto: Divulgação/TCESP

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, na segunda-feira (13), a cerimônia de comemoração dos 10 anos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), no Auditório Nobre “Professor José Luiz de Anhaia Mello”, em São Paulo. O evento contou com a presença de autoridades estaduais, prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil.
O encontro celebrou uma década do indicador que mede o desempenho das administrações municipais em áreas como saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, tecnologia da informação e defesa civil. Além do lançamento da edição 2025 do índice, foram homenageadas as cidades com melhores resultados, entre elas Pindamonhangaba, São José dos Campos, Suzano, Santana de Parnaíba e Praia Grande.
Barretos, no entanto, não foi contemplada entre os municípios reconhecidos pelo TCESP nesta edição. O destaque foi dado a 23 administrações consideradas referência em boas práticas de gestão pública.
Durante o evento, a presidente do TCESP, conselheira Cristiana de Castro Moraes, ressaltou que o índice é uma ferramenta pedagógica que orienta gestores e aprimora o controle externo. O governador Tarcísio de Freitas afirmou que o IEG-M “reconhece práticas que se tornam exemplo para outros municípios”.
O Tribunal também lançou uma edição especial da revista Cadernos, com 18 artigos técnicos sobre o impacto do indicador nas políticas públicas municipais. A solenidade foi encerrada com apresentação do coral formado por servidores da Corte.
O IEG-M foi criado em 2015 e avalia 644 municípios paulistas. Os resultados completos estão disponíveis no site do TCESP (https://go.tce.sp.gov.br/iykr05).
