Audiência Pública em Barretos discute abandono e maus-tratos de animais
Vacinação contra a gripe chega a distritos de Barretos com atendimento nesta terça-feira
A Prefeitura de Barretos segue intensificando a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), com ações direcionadas também à população da zona rural. Nesta terça-feira (15), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Alberto Moreira e do Ibitu estarão abertas para aplicação das doses entre 8h e 12h.
A iniciativa busca facilitar o acesso da população rural à imunização, principalmente dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Só na primeira semana da campanha, 1.535 pessoas foram vacinadas em todo o município, incluindo 80 atendimentos realizados no Ibitu nos dias 7 e 8 de abril e outros 66 durante o Sabadão Solidário, evento promovido no CEU das Artes, no Jardim Universitário, no dia 12.
Neste ano, a vacina foi incorporada ao calendário nacional de imunização para gestantes, idosos a partir de 60 anos e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. A meta da campanha é vacinar ao menos 90% de cada um desses grupos.
Além deles, também podem se vacinar: puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais da saúde e da educação, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, população em situação de rua, forças de segurança, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, trabalhadores portuários e dos correios, funcionários do sistema prisional, população carcerária e jovens sob medida socioeducativa entre 12 e 21 anos.
A vacinação segue de segunda a sexta-feira em 15 UBSs da zona urbana, das 8h às 16h, e no Novo Postão, das 8h às 12h. Moradores de qualquer região, urbana ou rural, podem procurar as unidades. É necessário apresentar documento com foto e CPF; profissionais de grupos prioritários devem levar crachá ou comprovante de vínculo.
A dose da vacina é única, com exceção das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez — nestes casos, é preciso retornar à unidade após quatro semanas para a segunda aplicação.