Crea-SP destaca importância de profissionais qualificados para arborização urbana

 Crea-SP destaca importância de profissionais qualificados para arborização urbana

As fortes chuvas que atingiram a capital paulista na última segunda-feira (8/1) derrubaram mais de 200 árvores, causando transtornos à população. O caso reacendeu o debate sobre a importância da arborização urbana e da necessidade de cuidados com as árvores, como o plantio, a poda e o manejo adequados.

Para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), a atuação de profissionais qualificados é fundamental para garantir a segurança da população e a preservação do meio ambiente. O órgão é responsável pela fiscalização de atividades relacionadas à arborização urbana, como plantio, poda, transplante, manejo e supressão de espécies vegetais.

“A arborização urbana precisa fazer parte do planejamento urbano, com amparo em estudos tecnocientíficos, projetos, implementação e manutenção periódica e contínua que garantam a segurança da população”, afirma a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Marta Mackey.

A poda, por exemplo, é uma atividade que pode ser realizada de diferentes maneiras, seja para limpeza, elevação de copas, por motivos de decoração ou em situações emergenciais. A remoção dos ramos, no entanto, não deve ser executada de qualquer forma, uma vez que a falta de conhecimento técnico pode comprometer a saúde da árvore.

“A poda deve ser realizada por profissionais qualificados, como engenheiros agrônomos ou florestais, que têm conhecimento técnico para avaliar a saúde da árvore e realizar o procedimento de forma segura”, explica a conselheira do Crea-SP, engenheira florestal Evandra Bussolo Barbin.

Além da poda, o plantio e o manejo de árvores também são atividades que devem ser realizadas por profissionais qualificados. O plantio, por exemplo, deve ser feito de forma a garantir que a árvore tenha espaço suficiente para se desenvolver e não represente um risco à população.

“O manejo de árvores também é importante para garantir a segurança da população e a preservação do meio ambiente”, afirma Evandra. “O manejo inclui atividades como a poda, a supressão e o transplante de árvores.”

O Crea-SP fiscaliza a atuação de profissionais e empresas que realizam atividades relacionadas à arborização urbana. O órgão também realiza ações de conscientização sobre a importância da arborização urbana e da necessidade de cuidados com as árvores.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!