Ciclo de Cultura Tradicional 2023 encanta admiradores em Barretos

 Ciclo de Cultura Tradicional 2023 encanta admiradores em Barretos

No último sábado (16), a Estação Cultural “Placidino Alves Gonçalves” foi o palco de uma celebração inesquecível das tradições caipiras. O Ciclo de Cultura Tradicional 2023 encantou os admiradores da cultura e das raízes locais com uma variedade de ações e performances.

O evento contou com uma programação repleta de atrações, incluindo apresentações dos grupos Catira Espora de Prata e Catira 25 de Agosto, um emocionante show do talentoso violeiro Ivan Vilela e a exibição do curta-metragem “O Som da Tradição”, dirigido por Gui Diniz. Após a exibição do filme, houve um animado bate-papo moderado por Sueli Fernandes, com a participação de Gui Diniz, Carlos Anésio da Silva (um dos fundadores do Catira 25 de Agosto) e Francisco Santana Junior (fundador do grupo Catira Espora de Prata).

O Ciclo de Cultura Tradicional é um evento dedicado a celebrar e preservar as tradições caipiras, indígenas, afro-brasileiras, caiçaras e migrantes. Ele oferece sessões comentadas de documentários, acompanhadas por apresentações das culturas populares, proporcionando aos participantes uma imersão única nessas ricas tradições.

Gui Diniz, diretor do curta-metragem exibido, falou sobre os desafios e oportunidades que o projeto representou. “A oportunidade de fazer parte deste grande projeto da POESI, juntamente com as Secretarias Estadual e Municipal de Cultura, foi um grande desafio, pois o Curta/Documentário foi o meu primeiro de muitos que virão. Com essa oportunidade, enfrentei grandes desafios, como a busca por arquivos e dias e dias de pesquisas para entregar este lindo documentário, que todos os presentes puderam conhecer. Este evento foi a chancela para valorizar ainda mais a nossa cultura sertaneja raiz, através da Catira 25 de agosto”, destacou Gui Diniz.

O secretário municipal de Cultura, Rogério Teodósio, enfatizou a importância da programação em promover a cultura e valorizar as tradições locais. “Alcançamos o nosso objetivo com a promoção desse grande evento. Pudemos levar conhecimento e reflexões sobre nossa arte, cultura e tradições”, afirmou.

O Ciclo de Cultura Tradicional é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Poiesis e Oficinas Culturais, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento continua a ser um destaque na agenda cultural de Barretos, celebrando as raízes e tradições que moldaram essa comunidade única.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!