Discussões acaloradas sobre aumento de subsídios mobilizam vereadores em Barretos
Guaíra fica em 3º no ranking da universalização do saneamento
Guaíra aparece em 3º lugar no ranking da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária). Essa edição reúne 1857 municípios, cerca de 70% da população do Brasil. A cidade figura como rumo a universalização do saneamento, com 100% de abastecimento de água tratada, 100% do esgoto coletado é tratado, 100% de resíduos sólidos coletados e tratados adequadamente. A pontuação total do município é 500 que é a maior nota.
Colina também aparece no ranking. O município obteve 469,75 e ficou na 86ª posição no compromisso com a universalização. De acordo com os dados, 88,18% do município tem abastecimento com água tratada, 88,18% do esgoto coletado é tratado, 93,39% de resíduos sólidos coletados e tratados adequadamente.
A publicação divide os municípios em duas faixas populacionais: pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes) e grande porte (acima de 100 mil habitantes). O ranking foi divulgado no dia 5 de junho, quando é comemorado o Dia do Meio Ambiente.
De acordo com a ABES, municípios de pequeno e médio porte rumo a universalização tiveram uma nota, em média 75,5 de taxas de internações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado. Em Guaíra a nota foi de 98,7. Já os municípios que tem compromisso com a universalização, em média tem nota 111,2 e Colina obteve a nota 59,8.
Em tempos de pandemia, não adianta lavar as mãos, por exemplo, em uma água que não está tratada, ou seja, o isolamento social não tem a mesma segurança para quem está em um lar com água e esgoto tratado e para quem está em um com saneamento básico – até porque pesquisas apontam que a Covid-19 pode ser transmitida por meio de fezes.
Barretos
O ranking é baseado em dados dos municípios fornecidos ao SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) e o ano de referência é 2018. O município de Barretos não aparece neste ranking.
A última vez que Barretos apareceu no ranking foi no estudo de 2017 com dados coletados em 2016 e ocupava a primeira posição no compromisso com a universalização, com 94,70 de abastecimento de água tratada, 94,22 do esgoto coletado tratado, 100% de resíduos sólidos coletados e tratados adequadamente. A pontuação total era de 488,92. A taxa de internação pontuava em 26,84.