Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Tema da Campanha da Fraternidade leva fiéis a refletirem sobre violência

 Tema da Campanha da Fraternidade leva fiéis a refletirem sobre violência

A CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) lançou nesta quarta-feira (14) a Campanha da Fraternidade 2018. Esse ano, o tema abordado pela igreja católica, “Fraternidade e superação da violência”, aborda uma preocupação dos moradores de Barretos: o aumento da criminalidade na cidade.

A proposta da campanha deflagrada é vencer a cultura do ódio e da violência, tão forte nos dias atuais, incentivando que cada cristão passe a ser sujeito ativo na construção de uma sociedade mais fraterna e mais pacífica. Para tanto, vale promover mais intensamente a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, entendida como caminho necessário para a efetiva superação da violência. 

De acordo com dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública), o município de Barretos fechou 2017 com 9 homicídios dolosos (aumento de 50% em relação a 2016), 2353 casos de furtos (queda de 2,24%), 214 roubos (queda de 25,69%) e 286 furtos ou roubos de veículos (queda de 11,18%). De acordo com nota da SSP, a Campanha da Fraternidade auxilia as ações de segurança pública, uma vez que o tema propõe que a população reflita sobre valores e atitudes.

Na noite desta quarta-feira (14), o bispo diocesano Dom Milton Kenan Júnior presidiu Missa de Cinzas na Catedral Divino do Espírito Santo e disse que a nossa mudança e penitência não podem se limitar apenas às práticas individuais. “O mundo está marcado pela violência! A violência se vence com educação e amor.” – exclamou.

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos fiéis brasileiros por ocasião da Campanha da Fraternidade. No documento, ele estimula os brasileiros a promoverem uma cultura de paz, reconciliação e justiça. “Deixar de lado o ressentimento, a raiva, a violência e a vingança são condições necessárias para se viver como irmãos e irmãs e superar a violência.”

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!