Caminhando com Maria reúne cerca de 10 mil fiéis em edição de 40 anos
O Que as Flores de 1917 Ainda Nos Dizem
- Por Sueli Fernandes
“Barretos é uma cidade sem jardins, uma cidade sem flores. Esse elemento decorativo, indispensável às festas, imprescindível em toda casa de gosto para alegrar as salas, para ornamentar a mesa, não existe, por assim dizer, nesta terra.” Com essas palavras, o jornal Diário de Barretos, de 29 de julho de 1917, iniciava um artigo que, à primeira vista, parecia tratar apenas da ausência de flores na cidade. Logo em seguida, entretanto, o leitor compreendia que as flores eram apenas o ponto de partida para uma crítica mais ampla à administração municipal: “Em Barretos não tem flores por culpa da prefeitura, por culpa dessa Câmara desleixada que nos deixa dias e dias sem água e não manda matar as formigas que infestam a cidade, tornando impossível o cultivo de flores”.
A publicação havia surgido poucas semanas antes, em 1º de julho de 1917, sob a direção de Osório Faleiros da Rocha e gerência de Jesuíno Ferraz. Como o próprio Osório registrou, o jornal nasceu com uma missão política explícita: fazer oposição à administração liderada por Silvestre de Lima. Sua existência foi breve, não alcançando um ano de circulação, mas suficiente para marcar a história da imprensa local ao tornar-se o primeiro periódico diário de Barretos e uma importante tribuna dos chamados “pica-paus”, grupo político liderado por Antônio Olympio.

Na década de 1910, a vida política barretense era marcada por intensas disputas entre os “araras”, liderados por Silvestre de Lima, e os “pica-paus”, sob a liderança de Antônio Olympio.
Nesse contexto, os jornais funcionavam menos como observadores neutros dos acontecimentos e mais como instrumentos de combate político. As páginas dos periódicos transformavam-se em arenas onde programas de governo, reputações pessoais e projetos de cidade eram continuamente disputados. A imprensa local não apenas informava: procurava convencer, mobilizar e influenciar a opinião pública.
Entre os temas mais recorrentes das críticas publicadas pelo Diário de Barretos estava a precariedade do abastecimento de água. A questão era particularmente sensível em um período em que diversas cidades paulistas buscavam afirmar sua modernidade por meio de obras de saneamento, urbanização e embelezamento. Possuir ruas alinhadas, praças cuidadas, jardins públicos e arborização tornava-se um símbolo de progresso e civilização. Nesse cenário, a falta de flores era apresentada pelo jornal não como um problema estético secundário, mas como um sintoma visível das deficiências administrativas.
A escolha das flores como argumento revela uma interessante estratégia discursiva. Em vez de limitar suas denúncias a dados técnicos sobre encanamentos ou reservatórios, os redatores recorreram a um elemento presente no cotidiano de qualquer leitor. A ausência de jardins e canteiros floridos era algo que se podia ver, sentir e comparar com outras localidades. Transformava-se, assim, em uma evidência concreta daquilo que o jornal definia como abandono do poder público. A crítica ganhava maior eficácia justamente porque convertia um problema estrutural em uma imagem facilmente compreensível.
O tema adquiriu novos significados quando algumas moradoras, na primavera, passaram a oferecer flores aos jornalistas da redação. O gesto, aparentemente simples, foi incorporado pelas narrativas do periódico como demonstração de apreço pela beleza urbana. Nas crônicas publicadas, as flores deixavam de ser apenas objetos ornamentais para assumir um papel simbólico: representavam o ideal de cidade que os oposicionistas julgavam ausente na administração vigente.
Esse episódio evidencia a capacidade da imprensa de construir significados para além dos fatos imediatos. As flores oferecidas por moradoras transformaram-se em argumento político; a jardinagem converteu-se em debate sobre gestão pública; a falta de água passou a ser interpretada como obstáculo ao progresso urbano. Em outras palavras, o jornal não apenas relatava a realidade, mas organizava uma leitura específica dela, atribuindo sentidos políticos a elementos aparentemente banais do cotidiano.
Sob essa perspectiva, o caso das flores revela uma dimensão importante da cultura política da Primeira República. Em um período em que a linguagem jornalística frequentemente recorria à ironia, à sátira e às alusões indiretas, a crítica não precisava manifestar-se por meio de ataques agressivos. Bastava apontar a inexistência de flores para sugerir a ineficiência da administração municipal. O símbolo falava por si. A delicadeza da imagem contrastava com a contundência da acusação.
Curiosamente, as flores continuariam a desempenhar funções simbólicas em outros momentos da história brasileira. Décadas mais tarde, em 1968, a canção Pra Não Dizer que Não Falei das Flores, de Geraldo Vandré, utilizaria a mesma imagem para expressar resistência política diante da Ditadura Militar. Embora separados por contextos históricos completamente distintos, os dois episódios demonstram a força simbólica das flores como linguagem de contestação. Em ambos os casos, elas ultrapassam sua dimensão material e convertem-se em instrumento de comunicação política.
No caso barretense, porém, o significado era mais local e imediato. As flores tornavam-se metáforas da cidade desejada pelos oposicionistas: uma cidade abastecida, organizada, moderna e bela. Sua ausência representava exatamente o contrário. Assim, uma simples discussão sobre jardins e canteiros revela não apenas as tensões políticas da Barretos dos anos 1910, mas também a maneira como a imprensa participava ativamente da construção dos debates públicos, transformando elementos do cotidiano em poderosos instrumentos de crítica e persuasão.
Mais de um século depois, a leitura dessas páginas provoca uma reflexão curiosa. Se em 1917 a ausência de flores era utilizada como argumento para denunciar os limites da administração municipal e questionar o modelo de cidade que se construía, hoje o debate poderia ser ampliado para além dos jardins ornamentais. Como admiradora da natureza, sinto falta de uma Barretos mais arborizada, com sombras que amenizem o calor, espaços verdes que convidem ao convívio e paisagens urbanas que conciliem desenvolvimento e qualidade de vida. Talvez as flores que inspiraram tantas críticas e simbolismos no passado continuem nos lembrando, no presente, que a beleza urbana não é apenas um ornamento. Ela também expressa escolhas políticas, prioridades administrativas e a forma como uma comunidade se relaciona com o ambiente em que vive.


