Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Fiocruz alerta para cuidados no Carnaval diante de casos de internações por gripe forte no país

 Fiocruz alerta para cuidados no Carnaval diante de casos de internações por gripe forte no país

Mesmo com a redução de casos de internações por infecções respiratórias graves no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomenda atenção redobrada durante o Carnaval. O alerta faz parte do Boletim InfoGripe mais recente, que aponta queda nacional nos registros, mas reforça a importância da vacinação e de medidas preventivas — especialmente para grupos de risco. No estado de São Paulo e no interior paulista, o cenário é considerado estável, sem indicação de crescimento expressivo.

De acordo com o boletim referente à Semana Epidemiológica 4 (25 a 31 de janeiro), os casos de internações por quadros respiratórios graves apresentam sinal de queda tanto no curto quanto no longo prazo no país. A redução está associada à baixa circulação de vírus como Influenza A (gripe), Covid-19 e vírus sincicial respiratório (VSR) na maior parte dos estados.

Situação em São Paulo e no interior

O levantamento mostra que apenas quatro estados — todos da Região Norte — estão em nível de alerta ou risco com tendência de crescimento: Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia.

São Paulo não aparece entre os estados com sinal de crescimento recente. Os dados indicam cenário de estabilidade ou leve queda nas diferentes faixas etárias, incluindo crianças, adultos e idosos.

Isso significa que, no interior paulista, não há até o momento indicativo de aumento expressivo de internações, embora especialistas reforcem que o acompanhamento contínuo é essencial, principalmente neste período de festas e aglomerações.

Quais vírus estão circulando?

Nas últimas quatro semanas analisadas, entre os casos positivos para vírus respiratórios no país, a distribuição foi:

  • 19,3% Influenza A (gripe)
  • 2% Influenza B
  • 11,2% VSR
  • 32% rinovírus
  • 22,3% Covid-19

Entre os óbitos confirmados por vírus respiratórios, a Covid-19 respondeu por 45% dos casos positivos, seguida por Influenza A (24,3%).

O boletim também destaca que as internações são mais frequentes entre crianças pequenas, enquanto as mortes se concentram principalmente nos idosos.

Recomendações para o Carnaval

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, orienta que pessoas com sintomas gripais — como febre, tosse e dor no corpo — evitem participar de blocos e festas.

Caso optem por sair mesmo com sintomas, a recomendação é:

  • Utilizar máscara de boa qualidade
  • Preferir ambientes abertos e ventilados
  • Manter a vacinação atualizada

A vacinação contra a gripe é considerada fundamental para idosos, pessoas com doenças crônicas, indígenas, profissionais da saúde e demais grupos prioritários. Gestantes a partir da 28ª semana também devem se vacinar contra o VSR para proteger os bebês nos primeiros meses de vida.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!